Cuidar da lubrificação do motor de seu carro é essencial para garantir uma longa vida útil de todo o conjunto mecânico. Isso inclui verificação do nível dos fluidos, trocas periódicas e não colocar água para o lavador do para-brisas no lugar do óleo.
E não adianta pensar que isso “é óbvio”, pois fotos divulgadas em uma página de entusiastas da BMW na França indicam que ao menos uma pessoa não atentou a este pequeno detalhe. Talvez por isso vão proibir carros a combustão rodando por lá…
Junto das imagens há o relato, possivelmente do mecânico, de um Mini Cooper cujo proprietário colocou um grande volume de fluido do lavador no quatro-cilindros do compacto – falam-se de até cinco litros, mas essa quantidade é pouco provável, pois o motor, que já tinha óleo, não comportaria tanto fluido extra.
O carro teria rodado por cerca de dez minutos antes de voltar à loja que vendeu o fluido, após o condutor notar uma quantidade excessiva de fumaça saindo pelo escapamento. O tempo foi mais do que suficiente para transformar o óleo em uma gosma bicolor que cobriu o cabeçote e o cárter do motor.
O autor dessa obra não explicou como ele foi capaz de cometer tamanho equívoco, mas a eventual proximidade entre os dois bocais não pode ser argumento, pois as tampas de entrada do óleo e fluido do lavador ficam bem distantes nesta geração do Cooper:
Não há detalhes do prejuízo e se foi possível recuperar a mecânica do Cooper. Mas pelo menos não precisaremos fazer um vídeo para descobrir o que acontece quando você coloca um fluido no lugar errado do carro…