Clique e assine por apenas 8,90/mês

França estabelece prazo para banir carros a combustão

Apenas carros elétricos poderão ser comercializados no país a partir de 2040

Por Rodrigo Ribeiro - Atualizado em 6 jul 2017, 15h13 - Publicado em 6 jul 2017, 15h06
Nissan Leaf e Renault Zoe são alguns dos modelos 100% elétricos à venda na França Divulgação/Renault

O governo francês anunciou na manhã desta quinta-feira (06) que irá proibir a venda de todos os veículos a gasolina e a diesel em 2040. O anúncio vem na esteira da revelação de que a Volvo não fabricará mais carros convencionais em 2019.

A França é a primeira grande economia da União Europeia a estabelecer um prazo para proibir os carros a combustão. A Noruega, atualmente o país com maior penetração de veículos elétricos na região, também irá banir automóveis convencionais até 2025.

Tesla Model S facelift front
A norteamericana Tesla é uma das poucas empresas a ter apenas carros elétricos em seu catálogo, como o Model S divulgação

Há estudos para que a Alemanha, quarto maior produtor de automóveis do planeta, também proíba motores a combustão, mas o governo de Angela Merkel ainda não estipulou uma data para que isso aconteça. Também não há detalhes sobre o impacto dessas decisões nos veículos comerciais e no trânsito de automóveis entre os países da região.

mercado
Reprodução/Quatro Rodas

Fora da capital

No ano passado o governo parisiense já havia anunciado uma restrição de horário permanente para carros com 20 anos de uso. A medida proíbe a entrada de automóveis antigos no centro de Paris, entre 8h e 20h, de segunda à sexta-feira, e visa reduzir a poluição na capital francesa.

Continua após a publicidade
Publicidade