Primeiro barco a hidrogênio do mundo usa tecnologia da GWM e estará na COP30
Tecnologia de células de hidrogênio da FTXT, que é da GWM, estreará nos barcos Explorer H1 e H2, e empresa prevê que propulsão a hidrogênio

As primeiras embarcações 100% movidas a hidrogênio verde serão apresentadas oficialmente na COP30, em Belém (PA). O projeto, resultado da colaboração entre Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e GWM, marca a estreia mundial da aplicação da tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação em energia limpa da empresa, em embarcações.
O primeiro modelo da iniciativa é o Explorer H1, produzido pela JAQ. Durante a COP30, ele ficará atracado em uma ilha artificial montada pelo Grupo Náutica e terá toda a hotelaria — iluminação, climatização, cozinha, lavanderia e entretenimento — alimentada exclusivamente por células de hidrogênio. Desta forma, a embarcação poderá permanecer funcional sem emissão de carbono.

O plano prevê que, já no início de 2026, o Explorer H1 tenha propulsão híbrida a hidrogênio, capaz de reduzir em até 80% suas emissões. Em 2027, entra em cena o Explorer H2, que não será apenas movido pela célula de hidrogênio, mas também capaz de produzir o próprio H₂ a bordo, garantindo sua autossuficiência.
A tecnologia da GWM, já aplicada em veículos elétricos e em teste no Brasil com um caminhão da FTXT, chega ao setor náutico como alternativa real para a descarbonização. Ao substituir combustíveis fósseis, o hidrogênio garante operação silenciosa, maior eficiência e impacto ambiental reduzido.