Presidente da Ford sugere que Bronco elétrico está a caminho
Ao ser especulado sobre um modelo totalmente elétrico do novo Bronco, CEO da Ford responde com mensagem um tanto enigmática em seu twitter.
Após a Ford confirmar que a versão aventureira do Bronco contará com mais potência que o esperado, foi a vez do presidente da companhia aproveitar o sucesso do modelo, sugerindo que uma versão elétrica do jipe também está a caminho.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A dica veio quando um usuário do Twitter resolveu perguntar diretamente ao CEO da Ford, Jim Farley, o porquê da montadora não tem plano para um Bronco elétrico. Em resposta, Farley foi um tanto astuto e enigmático: “por que você acha que não temos?”, disse ao usuário que, curiosamente, respondia pelo nome de usuário “Powered By Tesla”.
É claro que a empresa de Detroit não entregaria o ouro de seus projetos futuros em um tuíte, mas vale lembrar que, em julho do ano passado, um vídeo vazado do painel de instrumentos do novo Bronco revelada um modo de condução elétrica, alimentando especulações acerca de uma variante híbrida.
A ideia de um Bronco elétrico ou híbrido não parece coisa de outro mundo: concorrente direto do modelo, o Wrangler Magneto é a versão totalmente elétrica do off-road da Jeep, previsto às lojas em 2022. Paralelamente, a Ford confirmou a F-150 Lightning, variante exclusivamente eletrificada de sua icônica picape.
Segundo relatório não-oficial, dado ao site Motor1 em agosto de 2020, a versão híbrida do Bronco 2021 teria um viria com motor EcoBoost V6 3.0 junto a unidade elétrica e transmissão automática de dez marchas. Essa combinação geraria algo em torno de 456 cv e chegaria ao mercado até o início de 2022.
Um dos motivo para que o Bronco híbrido ainda não tenha sido anunciado pode ser a dificuldade em adaptar um veículo projetado para atravessar rios e terrenos hostis a um powertrain eletrificado. Apesar da experiência em modelos como o Mustang Mach-E, o desafio no caso dos fora-de-estrada é maior e, no caso do Wrangler Magneto, as baterias foram isoladas em espessa proteção à prova d’água.
Existe também o rumor de que a Ford estaria pensando em transformar o Bronco em uma sub-marca própria, o que reforçaria a possibilidade EV. Esse ano, a empresa americana já anunciou que abrirá ao menos 100 concessionárias exclusivas da família, oferecendo decoração e showroom exclusivos. A chegada de mais versões do abriria ampliaria o leque de opções para prolongar a “febre do Bronco”, que começou com o anúncio desde o anúncio de sua nova geração, após 25 anos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.