A Austrália continua a ser um dos poucos redutos de carros acessíveis com tração traseira. O sonho de muito entusiasta, porém, é o pesadelo das autoridades, que precisam ficar de olho na turma que abusa dos burnouts e zerinhos.
A fumaça de borracha queimada é tão comum na Austrália que o país sediou recentemente a quebra do recorde de burnouts simultâneos.
O abuso da prática – que é proibida por lei em um muitas cidades da Austrália – fez com que a prefeitura de Hume tomasse uma medida incomum e drástica.
Ela aplicou um spray misterioso no asfalto de locais conhecidos por receber fãs de borracha queimada que pode destruir os pneus de quem aprontar.
O funcionamento do produto químico ainda é um mistério, mas autoridades locais afirmam que ele não provoca nenhum tipo de dano em veículos conduzidos de forma prudente.
Segundo Peter Waite, diretor de infraestrutura e serviços da cidade, “se alguém dirigir de forma irresponsável sobre esse piso, será muito difícil queimar os pneus”. Ele alerta que, caso o motorista insista, “a vida útil da borracha será reduzida drasticamente”.
Pelos relatos, uma das teorias é que o spray deixe o asfalto muito mais áspero, o que aumenta a aderência na mesma proporção que o gasto da borracha.
A prefeitura não revelou os locais onde aplicou o produto, e afirmou que a vida útil da química vai de 10 a 15 anos.