Ford encerra produção de carros na Austrália após 91 anos
Decisão havia sido anunciada em 2013; último veículo produzido foi um Falcon XR6
A Ford anunciou nesta sexta-feira, 7 de outubro, o encerramento da produção de veículos na Austrália, em conformidade com a decisão revelada em 2013. De acordo com a emissora ABC, das 1.300 dispensas anunciadas pela empresa há três anos, aproximadamente metade desse volume de funcionários já deixou a Ford ou migrou para outras áreas da companhia.
>> Preparadora deixa Ranger mais potente e com visual exclusivo
>> Teste de pista: Ford Edge, o sniper americano
>> Ford New Fiesta ganha pacote Style e traz versão Titanium de volta
Além do fim da produção de carros no país, a data marca a despedida do Falcon, modelo mais famoso da história da Ford na Austrália. Não por acaso, o último veículo produzido foi justamente um Falcon XR6 na cor azul.
A marca do oval azul iniciou sua história por lá em 1925, produzindo o clássico modelo T na planta de Geelong. Nos anos seguintes, várias fábricas foram inauguradas pelo país. A empresa dominou o mercado local até a chegada da Holden em 1959, que rapidamente se tornaria sua grande rival na indústria automotiva australiana.
A Ford é a primeira das três grandes fabricantes remanescentes na Austrália a deixar de fabricar veículos no país – depois dela, Holden e Toyota também fecharão suas plantas australianas em 2017. No passado, o mercado australiano já chegou a ter 11 montadoras, mas os resultados ruins ou os altos custos de produção resultaram na saída gradual de praticamente todas as empresas.