Porsche usará carro autônomo para ensinar qualquer um a virar piloto

Novas tecnologias: Mark-Webber-Function orienta trajetória, frenagens e acelerações por meio do head-up display do carro.

 (Divulgação/Porsche)

A Porsche encontrou uma forma divertida de usar a condução autônoma. A empresa desenvolveu um modo de aplicação da tecnologia que ensina o motorista a dirigir como piloto profissional.

Batizado de Mark-Webber-Function, em referência ao piloto da Fórmula 1 que recentemente foi contratado como embaixador da Porsche, o software funciona como um instrutor virtual.

Por meio de indicações no head-up display, o sistema orienta o motorista a guiar de modo a conseguir o melhor traçado, o ponto ideal de frenagem e o momento exato de trocar as marchas.

Segundo a Porsche, o motorista poderá usar o software em pistas já conhecidas, como o circuito de Nürburgring, na Alemanha, por exemplo.

O sistema conhece os traçados e o comportamento dos pilotos porque todos os dados (localização, velocidade, intensidade e pontos de frenagem e ângulos de volante) foram gravados previamente (com carro, piloto e pista reais).

Depois ele projeta essas informações no para-brisa para o motorista replicá-las na vida real.

Também será permitido escolher o piloto instrutor. Além de Mark Webber, outra opção seria o piloto de rali Walter Röhrl, igualmente da Porsche.

O motorista pode dar voltas de reconhecimento, antes de assumir o controle e aplicar o que aprendeu.

A novidade ainda não tem data para chegar ao mercado, mas, segundo o CFO da Porsche, Lutz Meschke, já está tecnicamente pronta e faz parte de um pacote de novidades digitais que a marca prepara para oferecer nos próximos anos.

De acordo com Meschke, mesmo em um cenário de digitalização, os Porsche sempre serão carros com volante e pedais, que os motoristas poderão levar para um autódromo no final de semana – embora, no futuro, eles também oferecerão a comodidade da condução autônoma nos congestionamentos das cidades e na hora de procurar uma vaga para estacionar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s