Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Porsche Panamera Sport Turismo híbrido tem 680 cv e chega em 2018

Perua combina motor V8 4.0 biturbo de 550 cv com propulsor elétrico de 136 cv

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 set 2017, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Perua é mais rápida do que o 911 GTS na prova de 0 a 100 km/h (Porsche/Divulgação)

    Parece impossível uma perua híbrida ser mais rápida do que um superesportivo. Mas é exatamente o caso da Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo – a versão híbrida da Panamera Sport Turismo.

    Publicidade

    Por trás do nome extremamente longo se esconde um veículo familiar de alta performance, graças à combinação do motor V8 4.0 biturbo movido a gasolina (550 cv) com um motor elétrico que entrega 136 cv.

    Publicidade

    A potência combinada é de 680 cv, com impressionantes 86,7 mkgf de torque máximo.

    Continua após a publicidade
    Design segue as linhas do novo Panamera sedã (Porsche/Divulgação)

    Informações divulgadas pela Porsche indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s. Da inércia aos 200 km/h, passam-se apenas 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 310 km/h, sendo que o veículo pode chegar aos 140 km/h se movido apenas a eletricidade.

    Publicidade

    Para ter uma ideia do potencial desta perua, a Panamera Sport Turismo híbrida precisa de 0,7 sa menos que um 911 GTS para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é praticamente a mesma: 312 km/h do GTS contra 310 km/h.

    Continua após a publicidade
    Perua combina motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv com propulsor elétrico de 136 cv (Porsche/Divulgação)

    Surpreendentemente, a perua não fica tão longe assim do hiperesportivo 918 Spyder, que precisa de 2,5 segundos para atingir os 100 km/h e vai até os 345 km/h.

    Publicidade

    Um elemento curioso presente no modelo é o defletor instalado no teto para auxiliar na condução. A peça tem três níveis de inclinação e pode gerar uma carga aerodinâmica de até 50 quilos sobre o eixo traseiro.

    Continua após a publicidade

    O defletor permanece recolhido a até 170 km/h e é praticamente imperceptível por acompanhar o desenho do teto. Acima desta velocidade, a asa se ergue para aumentar a pressão aerodinâmica e melhorar a estabilidade.

    Publicidade

    Se os modos Sport e Sport Plus forem selecionados, o mesmo acontece acima dos 90 km/h.

    Defletor instalado no teto se ergue acima de 90 km/h nos modos Sport e Sport Plus (Porsche)

    Apesar do desempenho espetacular, a perua é bastante econômica, registrando um consumo médio de 33,3 km/l e autonomia de até 49 quilômetros rodando puramente com eletricidade.

    Publicidade

    A Porsche informa que as baterias levam de 2,4 a 6 horas para serem totalmente carregadas, dependendo do ponto de recarga utilizado.

    Painel é idêntico ao do Panamera Turbo S E-Hybrid sedã (Porsche/Divulgação)

    O banco traseiro traz uma inusitada configuração 2+1, ou seja, dois bancos individuais do tipo concha nas extremidades mais um pequeno assento no centro. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 425 litros, podendo ser ampliado para até 1.295 l se todos os bancos forem rebatidos.

    A generosa lista de equipamentos de série inclui controle de rolagem da carroceria, discos de freio em cerâmica, rodas de liga leve de 21 polegadas e suspensão adaptativa pneumática com gerenciamento ativo, entre outros itens.

    Tela de 12,3 polegadas da central multimídia domina o console central da perua (Porsche/Divulgação)
    Lançamento da perua no Brasil acontecerá no primeiro semestre de 2018 (Porsche/Divulgação)

    A Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo já está à venda na Alemanha a partir de 188.592 euros. Sua chegada ao mercado brasileiro está confirmada para o primeiro semestre de 2018, mas preços e configurações ainda serão definidas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.