Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche investe pesado para fabricar as próprias bicicletas elétricas

A montadora criou duas novas empresas que irão desenvolver os novos sistemas de propulsão e montar suas próprias bicicletas elétricas

Por João Vitor Ferreira
4 ago 2022, 00h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Consolidada no mundo dos carros, a Porsche agora quer mostrar que é capaz de fabricar bicicletas elétricas. Depois de ter lançado as Porsche eBike Sport e Cross em parceria com a Rotwild, agora a fabricante alemã está envolvida com duas joint ventures voltadas para o desenvolvimento de bicicletas elétricas.

    Os negócios envolvem uma parceria com a empresa holandesa Ponooc Investment BV. A primeira é a Porsche eBike Performance GmbH, que será a responsável por criar os sistemas de propulsão das bicicletas, tais como baterias, motores e toda a arquitetura de softwares que fará toda a parte de conectividade das bicicletas.

    Faz todo o sentido: assim como os melhores carros que a Porsche já criou, as bicicletas têm tração traseira.

    Porsche bike elétrica sport
    Porsche e-bike Sport (Divulgação/Porsche)

    “Vemos um grande potencial para a Porsche no segmento de e-bike. É por isso que estamos constantemente expandindo nossas atividades nesta área”, diz Lutz Meschke, vice-presidente e membro do conselho de administração da Porsche AG.

    Continua após a publicidade
    Porsche bike elétrica cross
    Porsche e-bike Cross (Divulgação/Porsche)

    Já a P2 eBike GmbH será a responsável por “dar vida” à mecânica desenvolvido pela empresa anterior, criando a bicicleta em si. A ideia é que as primeiras bicicletas já comecem a aparecer na segunda metade da década.

    Porsche bike elétrica propulsor
    (Divulgação/Porsche)
    Continua após a publicidade

    A ambição da Porsche nesse segmento pode ser vista pelos seus investimentos. Anteriormente, a empresa tinha um total de 20% da Fazua, uma das pioneiras no ramo das bicicletas elétricas. Em junho, a empresa comprou os outros 80% restantes. Em 2021, a montadora também adquiriu participação majoritária da Geyp, outra importante empresa que produz e-bikes.

    Além de desenvolver seus próprios modelos, a Porsche pretende se tornar uma referência no mercado. De acordo com a empresa, no futuro a tecnologia de propulsão desenvolvida pela Porsche eBike Performance GmbH também poderá ser vista em outras marcas.

    Continua após a publicidade
    Porsche bike elétrica na traseira
    (Divulgação/Porsche)

    Os projetos de conjunto mecânico irão além dos modelos mais simples. Porsche eBike Performance GmbH ficará responsável por desenvolver e produzir sistemas especialmente poderosos que levarão o nome da marca. Será que veremos uma bicicleta elétrica com tração integral, como os Porsche Taycan

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.