Novo ABS para bicicletas elétricas permite usar o freio da frente sem dó
Além de impedir travamento das rodas, sistema da Bosch monitora equilíbrio do ciclista e impede levantamento da roda traseira
![Módulo do ABS fica sobre a roda dianteira](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Bosch-eBike-ABS.jpg?quality=70&strip=info&w=1200&h=720&crop=1)
Com a popularização das bicicletas elétricas, principalmente em deslocamentos urbanos, algumas situações típicas das “magrelas” estão mais comuns. Quem já precisou frear bruscamente um bike sabe dos perigos, tanto de usar o freio da frente em excesso — levantando perigosamente a roda de trás — quanto de frear a força total e mesmo assim bater.
A Bosch lida, há muito tempo, com problemas semelhantes nos carros. A alemã, então, decidiu adaptar soluções às bicicletas elétricas com o eBike ABS. É um sistema simples, que monitora a velocidade do par de rodas e dosa a frenagem seguindo diferentes objetivos.
![eBike ABS Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/eBike-ABS.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O principal deles, claro, é a função básica do ABS: evitar que as rodas travem, diminuindo a distância necessária de parada. Isso ocorre através da dosagem dos freios hidráulicos da bike, que também são ligados ao sistema. Quando os pneus travam e, além disso, o ciclista demonstra falta de equilíbrio, o próprio atuador escolhe a pressão feita pelos freios.
Outro ponto crítico em uma frenagem de bicicleta é o levantamento da roda traseira, que ocorre por conta da inércia do condutor. Esse desafio não foi ignorado pelo eBike ABS, que também inclui sensores na roda de trás. Dessa forma, a frenagem dianteira também leva em conta um eventual “grau ao contrário” dado pelo ciclista.
![if-you-didn-t-know-abs-for-e-bikes-exists-take-a-look-at-what-bosch-has-to-offer-cyclists_3 Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/if-you-didn-t-know-abs-for-e-bikes-exists-take-a-look-at-what-bosch-has-to-offer-cyclists_3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Indo além, a Bosch preparou quatro modos de atuação do ABS. O Cargo é feito para quem leva bebês, mochilas de delivery ou qualquer outro objeto pesado de carona; como a inércia é maior nesses casos, o ABS funciona de maneira mais sútil, evitando perda de controle.
![if-you-didn-t-know-abs-for-e-bikes-exists-take-a-look-at-what-bosch-has-to-offer-cyclists_1 Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/if-you-didn-t-know-abs-for-e-bikes-exists-take-a-look-at-what-bosch-has-to-offer-cyclists_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O modo Touring é o mais simples e eficiente, feito para deslocamentos a sós em trechos urbanos. Nele, a preocupação com o levantamento da roda traseira é maior, então a frenagem é menos agressiva.
Caso o ciclista percorra pavimentos de cascalho ou alguma via de pior qualidade, o modo Allroad dosa esses dois aspectos. Já o modo Trail, feito para trilhas, foca principalmente no equilíbrio do ciclista, utilizando os sensores ao máximo para detectar variações bruscas no pavimento.
![if-you-didn-t-know-abs-for-e-bikes-exists-take-a-look-at-what-bosch-has-to-offer-cyclists_7 (1) Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/if-you-didn-t-know-abs-for-e-bikes-exists-take-a-look-at-what-bosch-has-to-offer-cyclists_7-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para adquirir o eBike ABS, é necessário que o cliente procure bicicletas elétricas que saiam de fábrica com o recurso, como as da Magura. Segundo a Bosch, o sistema não pode ser instalado em bicicletas elétricas usadas.