Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

À venda: um Porsche de corrida e uma Kombi de apoio envenenada

Porsche de corrida ficou guardado por 30 anos; Kombi recebeu um novo motor

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2017, 14h42 - Publicado em 18 Maio 2017, 14h34
Dupla vestida com as cores da Martini Racing será leiloada na Bélgica (divulgação/Bonhams)

Ter um carro de corrida fica mais legal quando você possui um veículo de apoio pintado nas mesmas cores. E se ambos forem clássicos repletos de peculiaridades, melhor ainda.

A casa de leilões Bonhams está anunciando uma parceria cheia de charme: um Porsche 934/5 Kremer 1976 e uma Volkswagen Kombi (conhecida lá fora como T2 Transporter) de 1977, ambos exibindo as cores da Martini Racing.

Carros serão leiloados separadamente (divulgação/Bonhams)

Embora fiquem tão bonitos juntos, a Bonhams venderá os carros separadamente em um leilão realizado em Spa-Francorchamps (Bélgica). O Porsche tem lance inicial estipulado em 320 mil euros, enquanto a Kombi sai a partir de consideráveis 45 mil euros. Isso tem explicação.

Porsche permaneceu abandonado em um galpão por três décadas (divulgação/Bonhams)

O Porsche 934/5 foi uma versão do 911 Turbo preparado conforme as especificações da FIA para o Grupo 4 (934) e Grupo 5 (935) de competição, com carroceria alargada, dianteira ampliada para abrigar entradas de ar maiores e um enorme aerofólio na traseira.

Continua após a publicidade
Traseira no estilo “duck tail” e ponteira de escapamento central (divulgação/Bonhams)

Com painéis de fibra de vidro e pesando apenas 1.090 kg, era equipado com um motor 3.0 de seis cilindros opostos, com turbo e potência acima dos 450 cv a 7.000 rpm – algumas unidades ultrapassavam os 550 cv.

Motor 3.0 turbo pode gerar entre 450 e 550 cv (divulgação/Bonhams)

O exemplar em questão participou de três corridas em 1977. Desde então, o carro permaneceu parado por aproximadamente 30 anos antes de ser “resgatado” de um galpão para disputar provas de carros antigos.

Interior tem estruturas e equipamentos de competição
Interior tem estruturas e equipamentos de competição (divulgação/Bonhams)

Já a Kombi sofreu algumas modificações, ganhando um cambão para reboque, teto solar e (mais importante) um motor 2.1 com quatro cilindros opostos, carburação dupla e 111 cavalos vindo de um Porsche 914 – o 1.6 original refrigerado a ar tinha 67 cavalos.

Continua após a publicidade
Perua de 1977 tem visual idêntico à da Kombi brasileira (divulgação/Bonhams)
Lá fora, a Kombi é conhecida como T2 Transporter (divulgação/Bonhams)
Motor 2.1 originalmente veio de um Porsche 914 (divulgação/Bonhams)

Os dois veículos foram personalizados com a clássica combinação de cores da Martini Racing, embora nenhum deles nunca tenha efetivamente integrado a equipe criada pela empresa de bebidas em 1969.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.