A Porsche usou o festival de velocidade de Goodwood, na Inglaterra, como palco para a apresentação do 963, seu novo hipercarro que buscará honrar o legado da marca nas mais célebres competições do automobilismo mundial.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
Sucessor do 919 Hybrid, o 963 já está escalado para correr no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e o IMSA WeatherTech SportsCar, ambos em 2023. Ele começará pelas clássicas 24 Horas de Daytona, em janeiro. Depois, competirá em Le Mans, Sebring e Road Atlanta.
Sua apresentação será no Bahrein no fim deste ano sem competir, mas apenas para divulgar seu programa de desenvolvimento.
Seguindo os regulamentos LMDh, o 963 se baseia em um chassi da categoria LMP2, classe abaixo do LMDh, fornecido pela Multimatic, empresa que ajudou no desenvolvimento do Ford GT e da suspensão para a Ferrari 296 GTB Assetto Fiorano.
De acordo com o vice-presidente da divisão de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, foram 7.889 quilômetros de testes durante o primeiro semestre deste ano. “Mas ainda há trabalho a ser feito antes do início da próxima temporada”, concluiu o executivo.
Com uma carroceria extremamente aerodinâmica, o 963 produz uma forma clássica de veículos esportivos, mas está mais esguio em relação ao 919 Hybrid – seguindo as novas regras do LMDh. Os faróis, embora ainda grandes, ficaram menores. Já a enorme barbatana traseira permanece lá, com suas devidas modernizações.
O 963 tem a missão de continuar o legado dos lendários 917, 935, 956, 962 e 919. Para isso, ele é equipado com um motor V8 biturbo 4.6 com 671 cv, derivado do motor do 918 Spyder.
A equipe confirmou também a escalação de pilotos para o novo carro: Kévin Estre, Michael Christensen, André Lotterer, Laurens Vanthoor, Matt Campbell, Mathieu Jaminet, Dane Cameron e Felipe Nasr.