Para celebrar os 30 anos da Porsche Supercup, competição que serve de abertura para as provas de Fórmula 1 nos circuitos europeus, a fabricante alemã mandou preparar uma versão única e especial do Porsche 911 GT3, a versão de rua dos carros usados no seu campeonato.
Assim como o modelo usado como base, traz sob do capô o motor Boxer de seis cilindros em linha 4.0. A potência máxima, de 510 cv, é atingida aos 6.800 rpm, enquanto o torque de 47,9 kgfm é entregue aos 6.100 rpm.
Nessa versão especial, não foi dito se a transmissão é a manual de seis marchas ou a famosa PDK, que é automática com dupla embreagem e tem sete relações. Ambas estão disponíveis para as versões comuns do 911 GT3.
O tratamento especial que o GT3 recebeu para comemorar os 30 anos da Porsche Supercup foi totalmente estético. O trabalho foi feito pela Porsche Exclusive Manufaktur, divisão da marca especializada em customizações sob encomenda, traz pintura e acabamento interno exclusivos e demorou aproximadamente seis meses para ficar pronto.
Na carroceria foram usadas oito cores ao todo – GT Silver Metallic, Agate Grey Metallic, high-gloss Black, Meteorgreymetallic, Parliamentgreymetallic, Volcanogreymetallic, Grigiogranitometallic and Diamondblackmetallic. Tudo isso para criar um efeito degradê e uma contraposição de claro, à esquerda, e escuro, à direita.
Entre os diversos detalhes, o mais interessante – e desafiador, segundo a Porsche – são as estampas pixeladas nas saídas de ar do capô, atrás das rodas dianteiras e nos arcos de roda traseiros. No centro do capô e nas portas há o símbolo dos 30 anos da Porsche Supercup em um tom de dourado. Por fim, o nome de todos os 29 campeões da competição estão assinados no para-choque traseiro, também em dourado.
A cor dourada aparece também no interior, principalmente no acabamento dos bancos de couro e do painel. Os assentos esportivos recebem ainda o logotipo dos 30 anos em relevo no encosto de cabeça.
A única unidade do Porsche 911 GT3 – 30 Years of Porsche Supercup poderá ser visto durante as provas do campeonato, sendo pilotado por alguma celebridade como convidado. Posteriormente ele será exposto no Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha e no CityLife Showroom, na cidade italiana de Milão. Ele ainda poderá ser visto com ex-campeões da Porsche Supercup em excursões, onde os pilotos falarão sobre suas carreiras e conquistas.