Porsche 911 chega ao Brasil turbinado em toda linha
Versão Carrera esquece motor aspirado; preços começam em R$ 509.000 e chegam a R$ 1,2 milhão

A Porsche apresenta nesta quarta-feira (13) o novo 911 no Brasil. O esportivo chega com as mudanças apresentadas no Salão de Frankfurt, que agregam um leve facelift no desenho e, principalmente, a adoção dos novos motores turbinados para todas as versões do Carrera. O novo Porsche 911 parte de R$ 509.000 e será vendido em quatro versões: Carrera (pela primeira vez no mercado), o Carrera S, Carrera 4, Carrera 4S, o Turbo e o Turbo S (todos com carroceria cupê ou conversível), além dos modelos Targa 4 e Targa 4S.
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Uma das principais novidades do 911 é que ele abandona os motores aspirados e adota propulsores turbinados, que tiveram um acréscimo de 20 cv sobre a geração anterior. As versões Carrera utilizam motores 3.0 biturbo de seis cilindros contrapostos (boxer), que entregam 370 cv e 45,9 mkgf de torque na versão inicial e 420 cv e 51 mkgf na configuração Carrera S. No Brasil, eles serão vendidos exclusivamente com a transmissão de dupla embreagem PDK de sete marchas, com tração traseira ou integral (estes últimos identificados pelo numeral 4). O 911 Carrera com tração traseira acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto o Carrera S faz a mesma prova em 3,9 segundos. A velocidade máxima de ambos fica em 293 km/h e 306 km/h, respectivamente.

A Porsche disponibiliza pela primeira vez para todos os 911 um sistema que eleva o eixo dianteiro em aproximadamente 40 milímetros. O sistema eletrohidráulico, que funciona em baixas velocidades, tem a proposta de evitar que o esportivo raspe em entradas de garagem, protegendo também o assoalho do carro ao passar por lombadas. Um recurso bem útil para veículos desse tipo. Com exceção dos entusiastas, as mudanças visuais passam quase despercebidas para quem não olhar com atenção para o modelo, já que o 911 traz leves retoques nos faróis, luzes diurnas de LED, rodas, maçanetas, lanternas e grades da tampa do motor.

Outra versão que continuará sendo comercializada no Brasil é o 911 Targa, que se destaca pelo característico arco transversal no lugar das colunas B, janela traseira envolvente e o teto móvel, logo acima dos bancos dianteiros. O 911 Targa compartilha os motores do Carrera, de 370 cv e 420 cv para o Targa S, sempre dotado de câmbio PDK e tração integral.

Por fim, os modelos topo de linha: o 911 Turbo e 911 Turbo S. Com o propulsor 3.8 biturbo, ambos trazem 20 cv extras em relação à versão anterior. Isso foi resultado da elevação da pressão dos turbocompressores do 911 Turbo e 911 Turbo S, que passaram a desenvolver 540 e 580 cv, respectivamente, o que também refletiu no torque descomunal, que fica em 72,4 e 76,5 mkgf, respectivamente. Com essas melhorias, o Turbo S vai de 0 a 100 km/h em meros 2,9 segundos (0,2 a menos que o modelo anterior), enquanto que a máxima atingida vai a 330 km/h – 12 km/h a mais que a versão anterior. Novidade é a função Dynamic Boost, que melhora o desempenho nas retomadas, além do pacote Sport Chrono que melhora a dinâmica de condução – agora de série em ambos 911 Turbo.
Versão | Preço |
---|---|
911 Carrera | R$ 509.000 |
911 Carrera S | R$ 651.000 |
911 Carrera Cabriolet | R$ 557.000 |
911 Carrera S Cabriolet | R$ 696.000 |
911 Carrera 4 | R$ 543.000 |
911 Carrera 4S | R$ 685.000 |
911 Carrera 4 Cabriolet | R$ 591.000 |
911 Carrera 4S Cabriolet | R$ 730.000 |
911 Targa 4 | R$ 591.000 |
911 Targa 4S | R$ 730.000 |
911 Turbo | R$ 997.000 |
911 Turbo S | R$ 1.233.000 |
911 Turbo Cabriolet | R$ 1.044.000 |
911 Turbo S Cabriolet | R$ 1.277.000 |