Se o Porsche 718 GT4 RS foi o carro mais barulhento já testado por QUATRO RODAS, imagine uma versão conversível do esportivo. Pois bem, agora ela existe. Batizado como 718 Spyder RS, o modelo promete uma experiência ainda mais impactante e que poderá ser vivida no Brasil: ele já está confirmado por aqui, a partir de R$ 1.238.000. As vendas serão iniciadas ainda em 2023, mas as entregas serão feitas em 2024.
O roadster leva a missão de ser o primeiro conversível com o motor central 4.0 boxer de seis cilindros aspirado de 500 cv e 45,9 kgfm do 911 GT3, mas com 10 cv a menos, assim como o GT4 RS. Segundo a marca, ele chega aos 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a marca de 200 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 308 km/h.
O baixo peso também ajuda no desempenho. O Spyder RS pesa 40 kg a menos que o 718 Spyder e é 5 kg mais leve que o 718 Cayman GT4 RS, contrariando a máxima de que um conversível é mais pesado que seu correspondente cupê por necessários reforços estruturais. Todo o teto, incluindo as partes mecânicas, pesa apenas 18,3 kg e pode ser deixado em casa, pois é removível.
Se no cupê o som era alto — em rotação máxima, aos 9.000 rpm, foi registrada a alta marca de 85,2 dB—, no roadster de dois lugares é maior ainda graças às entradas de ar do motor bem ao lado do ouvido motorista e o sistema de escape de de aço inoxidável. Com a capota manual aberta ou removida, o efeito é potencializado.
Ele vem de fábrica com suspensão de gerenciamento ativo e com ajuste esportivo, e foi rebaixado em 30 mm. Em comparação com o 718 Cayman GT4 RS, molas e amortecedores ficaram menos duras para obter uma configuração mais confortável e apropriada para um veículo conversível.
Por dentro não há novidade em relação ao cupê. Mantém volante esportivo, bancos em concha e a linha amarela marcando o centro do volante.