Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Porsche Cayenne fica mais potente e tem multimídia invisível ao motorista

Além de incrementos no V8 4.0, novo Cayenne chega ao Brasil com terceira tela no painel (invisível ao motorista) e faróis com mais de 65.000 leds

Por Eduardo Passos
Atualizado em 18 abr 2023, 18h35 - Publicado em 18 abr 2023, 16h34

O Porsche Cayenne ainda não mudou de geração, mas o principal SUV da marca alemã não deixou de receber profundas mudanças, que incluem estética, tecnologia e, principalmente, mecânica.

Por fora, o jeito mais fácil de identificar o novo Cayenne é olhando para a dianteira, onde há para-lamas mais arqueadas e um novo capô. O para-choque da frente traz largas entradas de ar cortadas por aletas horizontais e tiras de leds, que servem de DRLs.

Os faróis podem não ter mudado tanto visualmente, mas trazem a nova tecnologia HD Matrix da Porsche. Ao todo, são 65.536 leds nas duas peças, capazes de iluminar a até 600 m de distância de modo homogêneo. Mais do que isso, as luzes do Cayenne consegue contornar carros, seguir a linha de faixas e outros tipos de iluminação dinâmica, em patamar jamais visto até aqui.

Régua horizontal perdeu entalhe na parte que ligava as duas lanternas
Régua horizontal perdeu entalhe na parte que ligava as duas lanternas (Divulgação/Porsche)

Atrás as mudanças são mais discretas, incluindo a régua em preto que une as lanternas; antes, havia um recorte na seção central da peça, que agora ficou mais homogênea. Também modificações nos para-lamas do SUV, assim como a oferta de novas rodas às diferentes versões.

Painel do novo Porsche Cayenne 2024
Painel do novo Porsche Cayenne 2024 (Divulgação/Porsche)

Por dentro, o salto tecnológico inclui um rearranjo de funções. A alavanca de câmbio, por exemplo, acabou; a seleção de marcha passa a ser feita em comandos discretos atrás do volante, que acumula bastante funções, também ligadas à esportividade.

Porsche Cayenne 2024
(Porsche Cayenne 2024/Porsche)

O quadro de instrumentos é completamente digital, de 12,6’’. Além dele há a central multimídia de 12,3’’ e, pela primeira vez, a oferta de uma terceira tela, do lado do passageiro, com 10,9’’. O display extra serve para controlar a mídia do carro ou até para exibir filmes e conteúdo de streaming ao carona. Uma película especial garante que o motorista não consiga enxergá-la, evitando distrações.

Nova suspensão favorece o conforto
Nova suspensão favorece o conforto (Divulgação/Porsche)

Em termos mecânicos, o Cayenne estreia novo ajuste de suspensão, com amortecedores de duas câmaras e duas válvulas. Na prática, isso dá à peça etapas separadas de compressão e rebote, sendo especialmente útil em baixas velocidades e em curvas rápidas. Também um novo conjunto pneumático, que torna a suspensão ainda mais capaz de se ajustar ao ambiente de rodagem, frisa a alemã;

Todas as versões receberam incrementos na performance
Todas as versões receberam incrementos na performance (Divulgação/Porsche)

O bem conhecido motor V8 4.0 a gasolina do SUV foi incrementado mesmo nas versões básicas, indo para 474 cv e 61,2 kgfm — 34 cv e 5,1 kgfm a mais do que antes. Essa é a configuração do Cayenne S, que, com carroceria SUV, parte de R$ 810.000. O novo Cayenne S Coupé, com mecânica igual, estreia por R$ 840.000.

Porsche Cayenne 2024
(Divulgação/Porsche)

Altamente esportivo, o Cayenne Turbo GT também foi incrementado, com motor V8 4.0 que agora atinge 659 cv e mantém os 86,7 kgfm, suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 3,3 s e bater os 305 km/h. Ele também já tem preço: R$ 1.385.100.

Entrega da linha 2024 a clientes brasileiros ocorrerá ainda neste ano
Entrega da linha 2024 a clientes brasileiros ocorrerá ainda neste ano (Divulgação/Porsche)

Interessados não precisarão esperar muito, pois a Porsche garante a entrega dos novos Cayenne 2024 já neste ano, sem longas filas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.