Porque é impossível ter um Fiat zero de R$ 30.000 no Brasil em 2025
Notícia falsa diz que a Fiat terá um carro abaixo de R$ 30.000, um feito que a marca não consegue desde 2016

Mais surpreendente que a criatividade para a criação de notícias falsas é como absurdos são interpretados como algo possível. Já tratamos sobre as fake news envolvendo carros anteriormente, mas o suposto caso do “novo Fiat de R$ 30.000” deu o que falar nas últimas semanas.
O fato é que essas notícias falsas usaram imagens do Fiat Grande Panda, o mais novo compacto da Fiat na Europa e que será fabricado no Brasil a partir de 2026 em substituição ao Argo. Ainda sugerem que o novo carro será vendido como Uno, o que até pode acontecer mais ainda não foi confirmado.
Difícil é acreditar que tanta gente realmente acha possível ter um carro novo no Brasil por R$ 30.000. Este novo Fiat, na verdade, poderá custar até quatro vezes isso quando for lançado por aqui.

Basta dizer que o Fiat mais barato do Brasil hoje é o Mobi, um carro com projeto antigo e lançado há 10 anos, que hoje parte dos R$ 69.975. Mesmo se todos os impostos, que podem corresponder a 40% do preço do carro, forem descontados o Mobi ainda seria um carro de R$ 45.500.
Essa história correu e chegou ao ponto de Stellantis, grupo que controla a Fiat, soltar um comunicado esclarecendo a situação:
“A Stellantis esclarece que é infundada a informação que está sendo divulgada na internet sobre um futuro Uno com valor de R$ 30 mil. A Fiat sempre prezou pela acessibilidade do brasileiro a veículos econômicos, tecnológicos e seguros. Este valor anunciado por fonte não-oficial é incoerente e inviável para carros que respeitem a legislação atual, com qualidade e ambientalmente responsáveis. Atualmente, o automóvel mais barato do Brasil é o Fiat Mobi, com preço sugerido de R$ 69.975,00.”
O último Fiat por menos de R$ 30.000

Dá para ir um pouco mais longe. A última vez que a Fiat teve um carro por menos de R$ 30.000 foi em março de 2016, quando o Palio Fire com duas portas custava R$ 29.160 reais. Tinha apenas airbags dianteiros, freio ABS, calotas, vidros verdes, conta-giros e relógio digital de série.
Se corrigido pela inflação no período (IGP-M), aquele Palio Fire 2p custava o equivalente R$ 56.369 de hoje.
Todos os Mobi de hoje, no entanto, têm controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, ajuste de altura no volante, computador de bordo, ar-condicionado e direção elétrica.