Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porque a nova Mitsubishi L200 passou a se chamar Triton

Apelo popular do nome Triton fez a Mitsubishi rever sua estratégia no Brasil; nome L200 evitou o lançamento da Strada japonesa no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 nov 2024, 11h12 - Publicado em 22 nov 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lançada em 1978, a Mitsubishi Forte teve seu projeto acompanhado de perto pela Chrysler, que venderia aquela picape como Dodge e Plymouth nos Estados Unidos. Era um carro para exportação e tinha um nome próprio para isso: Mitsubishi L200. É um nome sem significado, apenas uma forma de alinhar a picape ao caminhãozinho L100 e à van L300 fora do Japão, mas o nome pegou e, no Brasil, durou até agora.

    A Mitsubishi L200 só chegou ao Brasil em 1992, no final da sua segunda geração. O que não se imaginava é que o nome que aquela picape quadradona estabeleceu no Brasil seria superado por um sobrenome que surgiu apenas em 2007: Triton.

    Mitsubishi Triton HPE-S 2025
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Pois é esse o argumento da Mitsubishi para abandonar o nome L200 a partir da sexta geração da picape média, que está sendo lançada no Brasil agora. A fabricante percebeu que uma grande parcela dos brasileiros trata sua picape apenas como Triton. E assim foi feito: esta é a nova Mitsubishi Triton.

    Mitsubishi Triton HPE-S 2025
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Essa transição já havia sido feita em outros mercados no passado e, a nível global, ainda não foi encerrada. Ainda há muitos mercados onde a nova geração é vendida como L200 Triton, como México e África do Sul.

    mitsubishi_forte
    Mitsubishi Forte, a primeira geração da L200 (Divulgação/Mitsubishi)

    Ainda não é o fim definitivo da Mitsubishi L200 porque a quinta geração da picape seguirá à venda no Brasil. Contudo, como a nova geração já é fabricada no Brasil e até chegou custando mais barato (o que forçará a empresa a dar descontos), essa transição será bastante rápida. O Proconve L8 forçará o fim da produção do modelo antigo até o fim de dezembro.

    Continua após a publicidade
    Primeira Mitsubishi L200 Triton lançada no Brasil, em 2007
    Primeira Mitsubishi L200 Triton lançada no Brasil, em 2007 (Divulgação/Mitsubishi)

    Com essa mudança, a Mitsubishi poderá ficar com sua gama um pouco mais organizada. Isso porque suas manobras para manter duas gerações à venda fez com que a quinta geração fosse lançada como L200 Triton Sport, um meio de diferenciação para as L200 Triton mais básicas.

    A Strada da Mitsubishi

    Mitsubishi Strada
    Mitsubishi Strada (Divulgação/Mitsubishi)

    Se não tivesse adotado um nome exclusivo para exportação, a Mitsubishi L200 poderia ter evitado que a Fiat lançasse a Strada no Brasil. Isso porque a segunda geração da picape média da Mitsubishi foi lançada no Japão com o nome Strada. Em outros países, como a Tailândia, adotou o nome L200 Strada. Esse nome seguiu em uso até o lançamento da primeira Triton, em 2006.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.