Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por R$ 44.780, Fiat Mobi GSR é o automatizado mais barato do país

Apesar do novo nome, caixa automatizada é uma evolução da antiga Dualogic

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 mar 2017, 12h15 - Publicado em 29 mar 2017, 11h39
Fiat Mobi GSR 1
Caixa automatizada do subcompacto não é a mesma do Uno (divulgação/Fiat)

Foi em novembro que o Fiat Mobi ganhou o motor 1.0 Firefly de três cilindros de 77 cv e 10,9 mkgf de torque. Agora, o compacto passa a ser oferecido com transmissão automatizada. A novidade está disponível apenas na versão Drive GSR, ao preço sugerido de R$ 44.780.

A diferença de preço entre o Mobi Drive e o Mobi Drive GSR é de R$ 4.130. Este valor inclui as borboletas e o quadro de instrumentos com tela de TFT capaz de exibir a marcha selecionada.

O nome desta transmissão automatizada é GSR-Comfort (sigla para Gear Smart Ride-Comfort). Segundo a Fiat, a ausência da nomenclatura Dualogic ocorre porque o sistema GSR é uma evolução tão significativa frente ao Dualogic (que estreou no Stilo em 2008) a ponto de merecer um nome diferente. Mas seus atuadores ainda são hidráulicos.

Fiat Mobi GSR 5
Versão completa traz o Live On, que agrega funções de central multimídia no smartphone via aplicativo (divulgação/Fiat)

Seja como for, a caixa GSR mantém as funções do Dualogic, como a Creeping, que simula a aceleração natural dos câmbios automáticos ao tirar o pé do freio, e a Auto-up Shift Abort, que aborta a troca para uma marcha superior ao identificar a necessidade de rápida retomada de velocidade

Continua após a publicidade

Assim como no Uno Dualogic, os comandos do câmbio GSR são botões no console central (entre eles o modo “Sport”), complementados pelas borboletas atrás do volante para trocas sequenciais. A Fiat afirma que a adoção do novo câmbio tornaria o Mobi Drive o 1.0 mais econômico do Brasil. Vamos ter a oportunidade de tirar a prova na edição de maio de QUATRO RODAS.

Fiat Mobi GSR 3
Assim como o Uno, o Mobi traz botões no lugar da alavanca convencional (divulgação/Fiat)

Por R$ 44.780, o Mobi GSR torna-se a opção menos custosa entre os zero km para quem quiser aposentar o pé da embreagem, cerca de R$ 3,5 mil mais barato que o Up! iMotion. O comparativo abaixo, exibido pela Fiat no lançamento, cita também automáticos convencionais como Etios, Sandero e Gol. Mas ficou de fora o Kia Picanto 1.0 AT, por R$ 51.990.

Fiat Mobi GSR
Comparativo de preços entre o Mobi GSR e os rivais (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Fim das versões On

O lançamento do Mobi Drive GSR também marca a chegada da linha 2018 do compacto. A principal mudança é o fim das versões Easy On, Like On e Way On, todas variações mais equipadas das versões básicas Easy, Like e Way.

Fiat Mobi GSR
Por enquanto, apenas a versão Drive terá o câmbio GSR (divulgação/Fiat)

Aparentemente, o efeito prático será uma menor canibalização entre as versões. A Easy, que agora parte dos R$ 33.700, tem como únicos opcionais o desembaçador com ar quente e o Kit Funcional, composto por vidros elétricos dianteiros, pré-disposição para rádio, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e travas elétricas nas portas.

Continua após a publicidade

Ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica nas portas, volante com regulagem de altura, maçanetas e retrovisores na cor do veículo passam a ser de série a partir da versão Like, de R$ 39.190.

São opcionais nela o Kit Connect, com desembaçador do vidro traseiro, limpador e lavador vidro traseiro, rádio Connect com Bluetooth e volante multifuncional, e o Kit Live On, que acrescenta o sistema Fiat Live On (que usa o smartphone como tela) e quadro de instrumentos em TFT.

Fiat Mobi GSR 2
Não há nenhuma identificação da nova transmissão do lado de fora do carro (divulgação/Fiat)

A versão Way segue a receita da Like, acrescentando barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, para-choques exclusivos e suspensão elevada, e custa R$ 40.650. Essa versão também pode vir com os mesmos kits Connect e Live On.

Continua após a publicidade

Uma coisa não muda: as versões Drive continuam como as únicas equipadas com o motor 1.0 6v Firefly de três cilindros. As demais mantêm a motorização 1.0 quatro cilindros Fire Evo, de 75 cv e 9,9 mkgf de torque, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.