A segunda geração do 2008 estreou na Europa no início de 2020, mas finalmente dá o ar da graça em solo brasileiro.Porém apenas em sua versão eletrificada: o e-2008.
Conforme já publicamos, a partir de hoje (8) são vendidas simultaneamente as duas gerações do SUV da Peugeot. O e-2008 apresenta a nova geração para o mercado, mas irá conviver com as versões a combustão que ainda são da primeira geração reestilizada do 2008.
O que é o e-2008?
O Peugeot elétrico estreia como o primeiro SUV elétrico do grupo Stellantis no Brasil e dentro da marca francesa terá companhia de outro elétrico, o e-208 GT, que inclusive ficou R$ 30.000 mais barato e aumentou a autonomia.
E o hatch elétrico também compartilha a mesma plataforma com o SUV, a e-CMP, e também a motorização.
O SUV compacto tem o motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm alimentado pela bateria de 50 kWh, que promete autonomia de 345 km (WLTP), um pouco menos que a oferecida pelo e-208, que agora proporciona 362 km.
A linguagem de design é a que conhecemos dos mais recentes carros da marca francesa, com pinceladas do novo 208 (basta observar as garras de led no para-choque dianteiro), do sedã 508 (com as lanternas traseiras ligadas horizontalmente) e, claro, do próprio 3008.
Deste último foram herdadas a linha de cintura ascendente (e evidentemente mais alta), as caixas de rodas bastante alargadas, a pintura bitom e a superfície envidraçada reduzida.
E por dentro?
O quadro de instrumentos 3D (i-cockpit) está presente, assim como no restante da linha Peugeot. A central multimídia tem tela de 10 polegadas, idêntica do 208, e com conexão com Apple Car Play e Android Auto.
Os bancos são em couro e tem aletas laterais que remetem ao desenho dos assentos esportivos. Tanto no painel central quanto nas guarnições das portas há uma vasta superfície com revestimentos de toque suave.
Graças ao entre-eixos de 2,60 metros (6 cm a mais do que a geração atual), o 2008 oferece espaço interior suficiente para cinco adultos (especialmente em comprimento e altura atrás), além de um porta-malas com 434 litros – bem mais generoso do que o e-208 que tem apenas 265 litros. O teto solar é panorâmico e, diferente do irmão menor, pode ser aberto acima da primeira fileira de bancos.
Bem equipado e com preço atrativo
O e-2008 começa a ser vendido já neste mês de novembro e em versão única e é bem equipado. Os faróis são full led e as rodas de liga leve diamantada de 18”.
E ele também traz um pacote de assistência à condução que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa, além de seis airbags.
O preço não é acessível, como é esperado em um modelo elétrico, mas não é dos mais altos se comparado aos concorrentes. O e-2008 custa R$ 259.990 – cerca R$ 10.000 mais caro que o Jac E-JS4. Em compensação o Peugeot é bem mais barato que outros SUVs elétricos. O Chevrolet Bolt custa R$ 329.000 e o Volvo XC40 Single Eletric sai por R$ 329.950 – mas esse último é mais potente e gera até 234 cv.
O e-2008 estreia no Brasil com rivais de peso, mas o preço mais acessível e o fato de ter bom conteúdo e design atraente podem ajudar a ter mais sucesso por aqui.