Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por R$ 187.490, Fiat Scudo é alternativa à Ducato e tem versão elétrica

Modelo é idêntico ao Citroën Jumpy e Peugeot Expert, mas chega sem versão para passageiros

Por João Vitor Ferreira
23 jun 2022, 23h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Fiat está expandindo sua oferta de veículos utilitários. Agora, além do recém-atualizado Fiat Fiorino e da Fiat Ducato, há também o Fiat Scudo, que chega justamente para preencher a lacuna entre os utilitários e inovar, já que também estreia em versão elétrica.

    O Scudo, porém, é figurinha repetida. É totalmente baseado nos já conhecidos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, compartilhando motor, arquitetura e dimensões. Porém, ao contrário dos irmãos, o furgão da Fiat não terá uma versão de passageiros, dispondo apenas de versões de carga com e sem vidro na traseira.

    Fiat Scudo frontal
    (Divulgação/Fiat)

    A versão Cargo, como o nome sugere, tem o compartimento de carga todo fechado e é ideal para trabalhos de entrega de cargas em transportadoras. Enquanto a Multi, tem as laterais envidraçadas e é a mais recomendada para serviços que exijam conversão, como transporte de pessoas ou comércio móvel.

    Compartilhe essa matéria via:

    A Fiat oferecerá, a partir de outubro, uma série de conversões pagas, mas sem preço divulgado, para a versão Multi. Ela será feita por parceiros e contará com diversas possibilidades de transformação, de acordo com a montadora. Entre elas, destaca-se a Family Car, que configura o furgão para um veículo de passageiros de 7+1 lugares e 850 l de porta-malas. Também haverá uma configuração de 10+1 lugares, que perde o espaço para bagagens. 

    Por R$ 187.490, Fiat Scudo é alternativa à Ducato e tem versão elétrica
    As versões a combustão serão disponíveis nas cores branca e cinza (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    As duas versões só se diferem no peso, com a Cargo pesando 1.725kg e a Multi 1.714 kg. De resto, elas compartilham a mesma capacidade de carga de 1.500 kg, comprimento de 5,30 m, largura de 1,92 m, altura de 1,93 m e distância entre-eixos de 3,27 m. Ao todo, a Scudo pode levar até três pessoas, contando com o motorista e poderá ser dirigido por qualquer um com carta do tipo B.

    Fiat Scudo traseira
    O Fiat Scudo tem rodas de 19” (Divulgação/Fiat)

    Suas dimensões mais compactas em relação a Ducato, reforçando o caráter urbano que a Fiat quis trazer com o veículo. Sua altura, possibilita que o utilitário passe por garagens de prédios, shoppings e outros estabelecimentos comerciais, que geralmente são de 2,1 m. Enquanto largura e comprimento, permitem que o Fiat Scudo caiba na maioria das vagas de estacionamento que encontramos no dia-a-dia.

    Fiat Scudo saindo de garagem
    Seu tamanho permite que ele passe por praticamente todas as garagens urbanas e caiba em qualquer vaga (Divulgação/Fiat)

    No compartimento traseiro, a montadora destaca o pouco espaço ocupado pela caixa de rodas, que possibilita carregar mais carga. Ao todo, o Scudo tem os mesmos 6,1 m³ de volume dos furgões em que se baseia, com e 2.86 m de comprimento, 1.63 m de largura e 1,39 m de altura.

    Continua após a publicidade

    A abertura das portas traseiras são de 180 graus e da lateral deslizante é de 93 cm. Isso possibilita que o utilitário seja carregado com empilhadeiras por qualquer um dos lados.

    O motor das versões térmicas é o turbodiesel 1.5 Blue HDI de 120 cv de 30,5 kgfm a 1.750 rpm, que garante uma velocidade máxima de até 160 km/h. Independente da versão, ele traz transmissão manual de seis marchas. Ele é usado pelas irmãs francesas desde janeiro.

    Fiat Scudo traseira porta aberta
    Com janelas de vidro, a versão Multi terá várias conversões disponibilizadas pela Fiat (Divulgação/Fiat)

    Já o consumo, de acordo com a Fiat, é de 12,4 km/l na cidade e 11,9 km/l nas rodovias, idêntico ao dos irmãos franceses. O modelo tem também sistema de start-stop, que auxilia na economia de combustível e a catalização dos gases é feita por Arla 32.

    Continua após a publicidade
    Fiat Scudo empilhadeira
    A abertura das portas permite que ele seja carregado com uma empilhadeira de qualquer lado (Divulgação/Fiat)

    A Fiat destaca que o Scudo traz o mesmo conforto de um veículo de passeio. Para isso, as versões Cargo e Multi são equipadas com banco do motorista e volante com regulagem de altura, ar-condicionado, faróis halógenos com regulagem de altura, DLR, retrovisores externos e vidros elétricos, apoios de braço e lombar para o motorista, assistente de rampa, piloto automático com controle de cruzeiro, iluminação e tomada 12 volts e rádio AM/FM com USB e Bluetooth e 2 alto-falantes.

    Scudo interior a combustao
    Painel das versões Cargo e Multi, que não têm o novo logo da Fiat no volante (Divulgação/Fiat)

    As duas versões também dividem os mesmos itens de segurança, tendo controle de estabilidade, assistente de frenagem de emergência e indicador de fadiga, que emite um alerta no painel eletrônico de 3,5’’, caso o motorista passe de duas horas ininterruptas dirigindo acima dos 65 km/h.

    Fiat Scudo bancosdianteiros
    Apenas o banco do motorista tem regulagem e apoio de braço (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    A cabine tenta trazer praticidade para os comerciantes que trabalharão com o carro, seja com entregas ou comércio. O modelo traz diversos porta-objetos espalhados pelo painel, portas e embaixo dos bancos, totalizando quase 42 litros de capacidade.

    Fiat Scudo porta objetos
    Furgão oferece grande variedade de porta-objetos para aumentar a praticidade do dia-a-dia de trabalho (Divulgação/Fiat)

    Versão Elétrica

    Há ainda o Fiat E-Scudo – parece, mas não é um trocadilho – o primeiro utilitário da Fiat totalmente elétrico. As dimensões são idênticas às dos modelos a combustão, porém, devido ao conjunto elétrico e, principalmente, a bateria, sua capacidade de carga cai para 1.002 kg e o peso sobe para 2.053 kg.

    Fiat Scudo dianteira EV
    Versão elétrica da Fiat Scuto (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    O elétrico é mais potente, com exatamente o mesmo motor elétrico do Peugeot 208 e-GT, com 136 cv e 26,5 kgfm. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 75 kWh que permite uma autonomia de 330 km em regime urbano e 237 km no rodoviário, o suficiente para um dia de trabalho. A transmissão é automática e essa versão tem três modos de direção: Normal, Eco e Power, que entrega potência e torque do motor mais rápido.

    Scudo EV traseira
    (Divulgação/Fiat)

    Mas se precisar carregar no meio do expediente, dá até pra usar o horário de almoço dependendo do carregador. Em estações ultrarrapidas de 100 kw, a Fiat declara um tempo de recarga até 80% de 48 minutos. Porém, em estações de 11 kw, o motorista terá que esperar cerca de 7 horas e até 11 horas nas de 7,4 kw.

    Fiat Scudo interior EV
    Interior da versão elétrica é praticamente idêntico ao das outras, exceto pelo painel de comandos colorido e pela central multimídia (Divulgação/Fiat)

    O Fiat Scudo elétrico traz o mesmo conjunto de equipamentos das versões a diesel, com a adção de central multimídia com tela de 7’’ com Apple CarPlay e Android Auto, freio regenerativo, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico, limpadores do vidro automáticos, sensor de chuva e painel de instrumentos digital e monitoramento de pressão dos pneus.

    Acontece que, enquanto a versão elétrica é fabricada na França, as turbodiesel são montadas no Uruguai pela Nordex, empresa especialista em montar carros que recebe em kits de peças.

    Fiat Scudo painel EV
    (Divulgação/Fiat)

    Concorrência

    A verdade é que o novo Scudo da Fiat é idêntico aos modelos já vendidos pela Citroën e Peugeot. Até mesmo seu preço é igual: R$ 187.490 para a versão Cargo; R$ 192.490 para a Multi (equivalente à Vitré dos franceses) e R$ 329.990 para o elétrico.

    Ao ser questionado sobre a concorrência interna entre as marcas da Stellantis, Herlander Zola, vice-presidente da Fiat, disse que a marca italiana leva vantagem por ter uma “liderança no segmento” e a “confiabilidade do consumidor de utilitários”.

    Fiat Scudo compartimento de carga
    A Fiat destaca destaca que pouco espaço no compartimento de carga é ocupado pela caixa de rodas (Divulgação/Fiat)

    Já para os rivais de outras marcas, a Fiat destaca os baixos preços de manutenção e revisão. A empresa está oferecendo um plano onde as três primeiras revisões saem por R$ 2.700, que podem ser pagos de uma vez ou adicionando R$ 99 nas parcelas do financiamento. 

    Há ainda outros dois pacotes. O primeiro adiciona itens de desgaste (R$ 4.850 a vista ou R$ 183 nas parcelas) e o segundo oferece tudo dos outros dois mais um ano de garantia estendida (R$ 5.840 a vista ou R$ 220 nas parcelas), totalizando quatro anos de cobertura. O furgão já está em pré-venda pelo site da marca. As vendas físicas nas concessionárias começam a partir de primeiro de Agosto.

    Fiat Scudo lateral

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.