Comparativo: hatches médios
Ford Focus e VW Golf são dois dos carros mais vendidos ao redor do mundo, e dois projetos modernos e elogiados que o brasileiro pode ter orguho de dizer que são praticamente idênticos aos vendidos lá fora. Porém, eles pertencem a uma categoria que hoje representam uma parcela ínfima do mercado.
Os chamados hatches médios já foram a principal alternativa para o consumidor que procurava modelos com pegada mais dinâmica e jovial, sem dispensar o conforto e sofisticação dos sedãs. Em 2010, o segmento respondia por 6,9% do mercado – percentual próximo ao da participação dos SUVS na época, com 7,6%.
A partir daí o cenário melhorou muito para os SUVS, que hoje respondem por impressionantes 14,82% das vendas. Enquanto isso, a participação dos hatches médios no mercado caiu para apenas 2,9%. As vendas, que em 2010 atingiram 157.390 unidades, em 2015 foram de apenas 54.637 unidades somando-se todos os modelos – no mesmo período, os SUVs venderam mais de 306 mil exemplares.
Ano | Participação | Unidades emplacadas |
---|---|---|
2010 | 6,9% | 157 390 |
2011 | 6,7% | 148 759 |
2012 | 5,3% | 125 961 |
2013 | 4,6% | 117 468 |
2014 | 3,5% | 90 428 |
2015 | 2,9% | 54 637 |
“O segmento de SUV começou a ganhar muita força com a chegada de modelos mais baratos como Ford EcoSport e Renault Duster, que acabaram caindo no gosto desse consumidor mais exigente que comprava hatch médio”, diz o consultor automotivo, Paulo Garbossa. A tendência foi reforçada em 2015 com a chegada dos dois atuais líderes do segmento, o Jeep Renegade e o Honda HR-V, que coincidentemente ocupam a mesma faixa de preço de Golf e Focus, entre R$ 70.000 e R$ 100.000.
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Além disso, essa categoria teve como últimos grandes lançamentos o novo Golf e o novo Focus, em setembro de 2013. Outros modelos do segmento, como Fiat Bravo (2010) e Chevrolet Cruze (2011), são ainda mais antigos, enquanto o Peugeot 308 (2012) sofreu apenas uma reestilização no final de 2015. Sucesso no passado, o Hyundai i30 chegou a vender mais de 35 mil unidades em 2010, mas mudou de geração, subiu de preço e sumiu da vista do consumidor. “O fato de não ter lançamentos recentes na categoria também contribuiu para a diminuição das vendas”, afirma Garbossa.
1 – Ford Focus | 12 910 |
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2 – VW Golf | 10 063 |
3 – Chevrolet Cruze Sport 6 | 9 117 |
4 – Peugeot 308 | 3 276 |
5 – Fiat Bravo | 2 795 |
Para se ter uma idéia, o Focus (líder da categoria) ocupa apenas na 42ª colocação em nossa lista dos 50 carros mais vendidos no Brasil em 2015. Os outros (Golf, Cruze, 308 e i30) nem aparecem no ranking. Enquanto isso, SUVs como Renegade, HR-V, EcoSport e Duster brigam palmo a palmo com modelos bem mais populares, como Fit, Etios, Fiesta e Voyage.
No mercado consumidor, há a percepção de que o público trocou as qualidades de condução dos hatches médios pela maior altura e (aparente) maior robustez dos SUVs, algo que faz ainda mais sentido quando levamos em contas as péssimas condições de pavimentação das vias brasileiras. Nos próximos meses, o segmento pode ter um leve reforço com as chegadas da nova geração do Cruze hatch e do Golf nacional. A médio prazo, porém, não há sinal de que o sucesso dos hatches médios no passado vá se repetir.