Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pneus do Challenger Demon levam Dodge recorrer ao “jeitinho”

Medidas largas da versão mais bestial do cupê são grandes demais para a linha de montagem. Para não investir na fábrica, marca contorna o problema

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 5 jul 2017, 16h25 - Publicado em 5 jul 2017, 16h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Repare nos pneus dianteiros mais finos e leves: com eles, o Demon arranca mais rápido
    Outra ideia seria calçar as quatro rodas do Demon com os pneus dianteiros de arrancada… (divulgação/Dodge)

    Você já deve ter ouvido causo de quem comprou uma geladeira ou móvel grande e só descobrir que o objeto não passa pela porta de casa quando o caminhão da loja chega.

    Aconteceu algo parecido na fábrica do Dodge Challenger, nos Estados Unidos.

    Lá a FCA produz, além das versões “normais” do esportivo, a Widebody e Demon. Em comum, a dupla tem os pneus traseiros mais largos que o de outros modelos, com 30,5 cm e 31,5 cm de largura, respectivamente.

    O problema é que a linha de montagem do Challenger foi feita para comportar, no máximo, os pneus de 27,5 cm do Hellcat. A solução foi brasileiramente simples: colocar pneus de uma versão na fábrica, e depois trocá-los em outra oficina.

    Continua após a publicidade
    Rodas azuis que a fábrica instala de forma temporária
    Dodge instala rodas “emprestadas” e troca pelas corretas depois que o carro sai da fábrica (Foto: Allpar) (Allpar/Internet)

    As rodas temporárias são pintadas de azul para não haver qualquer chance do carro chegar às mãos do consumidor com os pneus errados.

    Apesar de parecer complicado, a ideia se justifica pelos custos. Seria muito mais caro adaptar a linha de montagem para atender a apenas duas versões.

    Continua após a publicidade

    E já teve dono de Hellcat e Widebody que pediu à Dodge para comprar um desses exóticos jogo de pneus menores para deixar na garagem.

    A fabricante, no entanto, não venderá esses aros, até por ter pouco deles: por causa da baixa quantidade, assim que as rodas azuis são removidas de um carro, voltam para a linha de montagem para equipar temporariamente outro Challenger.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.