Pneus do Challenger Demon levam Dodge recorrer ao “jeitinho”

Medidas largas da versão mais bestial do cupê são grandes demais para a linha de montagem. Para não investir na fábrica, marca contorna o problema

Repare nos pneus dianteiros mais finos e leves: com eles, o Demon arranca mais rápido Outra ideia seria calçar as quatro rodas do Demon com os pneus dianteiros de arrancada…

Outra ideia seria calçar as quatro rodas do Demon com os pneus dianteiros de arrancada… (divulgação/Dodge)

Você já deve ter ouvido causo de quem comprou uma geladeira ou móvel grande e só descobrir que o objeto não passa pela porta de casa quando o caminhão da loja chega.

Aconteceu algo parecido na fábrica do Dodge Challenger, nos Estados Unidos.

Lá a FCA produz, além das versões “normais” do esportivo, a Widebody e Demon. Em comum, a dupla tem os pneus traseiros mais largos que o de outros modelos, com 30,5 cm e 31,5 cm de largura, respectivamente.

O problema é que a linha de montagem do Challenger foi feita para comportar, no máximo, os pneus de 27,5 cm do Hellcat. A solução foi brasileiramente simples: colocar pneus de uma versão na fábrica, e depois trocá-los em outra oficina.

Dodge instala rodas “emprestadas” e troca pelas corretas depois que o carro sai da fábrica (Foto: Allpar)

Dodge instala rodas “emprestadas” e troca pelas corretas depois que o carro sai da fábrica (Foto: Allpar) (Allpar/Internet)

As rodas temporárias são pintadas de azul para não haver qualquer chance do carro chegar às mãos do consumidor com os pneus errados.

Apesar de parecer complicado, a ideia se justifica pelos custos. Seria muito mais caro adaptar a linha de montagem para atender a apenas duas versões.

E já teve dono de Hellcat e Widebody que pediu à Dodge para comprar um desses exóticos jogo de pneus menores para deixar na garagem.

A fabricante, no entanto, não venderá esses aros, até por ter pouco deles: por causa da baixa quantidade, assim que as rodas azuis são removidas de um carro, voltam para a linha de montagem para equipar temporariamente outro Challenger.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Nogueira Marmontel

    Gostaria de saber se vai ser possível achar pneus (originais) para o Demon, quando precisarem ser substituídos. Não me refiro daqui a uns 3 ou 4 anos, mas daqui uns 10 anos. Com certeza, os pneus originais não serão achados em qualquer Dpaschoal da vida.