A Fiat prepara uma nova picape compacta baseada no Fiat Mobi. Conhecida como Projeto X1P, ela não substituirá a Strada, mas apenas suas versões mais baratas — e mais vendidas.
São as Working e a Hard Working, que partem dos R$ 48.790 e R$ 54.690, respectivamente.
Restariam apenas a versão Freedom, recém-lançada, e a Adventure. Ambas são vendidas apenas com carroceria cabine dupla.
Até lá a Strada passará por um novo facelift, que deverá aproximar seu estilo da identidade de Mobi e no Argo. Lançada em 1998, a Strada já passou por quatro reestilizações até hoje sem mudar de geração. A última mexida foi em 2013.
Ainda assim, a picapinha da Fiat tem se mantido na liderança do segmento desde 2000.
A picape do Mobi
O Projeto X1P será, ao mesmo tempo, mais moderno e simples do que a Strada. Será um apanhado de várias soluções já usadas pela fabricante.
A parte dianteira será emprestada pelo Mobi, mas o chassi será emprestado pela Fiorino – que foi feita tomando a Strada como base. Manteve, inclusive, a suspensão traseira com feixe de molas – preferida por sua robustez – que estará na X1P.
A picape deverá ganhar uma versão conceitual no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e chegar às lojas nos primeiros meses de 2019.
O principal motor será o moderno 1.3 8V Firefly de 101/109 cv, mas o 1.0 6V Firefly de 72/75 cv não está descartado.
Em termos de eficiência, seria mais interessante do que o antiquado 1.4 8V Fire EVO de 85/88 cv ainda usado pela Fiorino.