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Peugeot E-Rifter é tudo que um Fiat Doblò elétrico gostaria de ser

A variante de passageiros do furgão E-Partner tem visual renovado para ficar mais descolada enquanto transporta a família toda — e um pouco mais

Por João Vitor Ferreira
13 nov 2023, 17h41
Peugeot -RIFTER
 (Divulgação/Peugeot)
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Para quem não conhece, o Peugeot E-Rifter é a minivan elétrica que, na Europa, preenche o espaço da versão de passageiros do E-Partner. Por aqui ainda seguimos somente com o Partner Rapid, mas já conhecemos o seu irmão italiano, o Fiat E-Scudo, com quem o E-Rifter compartilha a mecânica ainda que sua proposta seja diferente.

Isso significa que o Peugeot elétrico é feito sob a plataforma EMP2, com motor elétrico de 136 cv que traciona as rodas dianteiras. O sistema é alimentado por uma bateria de 50 kWh, que agora é capaz de oferecer 320 km de autonomia —  antes eram 180 km —  graças ao novo sistema de frenagem regenerativa e a adição de uma bomba de calor que diminui o consumo do ar-condicionado.

Peugeot -RIFTER
(Divulgação/Peugeot)

A carga completa pode ser feita em até 5h em tomadas convencionais usando uma wallbox de 11 kW. Mas a Peugeot também diz que o modelo é compatível com carregadores de 100 kW que usam corrente contínua, podendo ir de 0 a 80% de carga em apenas 30 minutos.

Além das inovações na bateria, a Peugeot também trabalhou para melhorar o visual do E-Rifter. Ao melhor estilo Fiat Doblo Adventure, a minivan francesa tenta ser mais descolada, abusando de uma identidade visual aventureira para ficar mais próximo de um SUV. 

Peugeot -RIFTER
(Divulgação/Peugeot)

Isso fica mais nítido ao repararmos nos fortes vincos nas caixas de roda e nas laterais das portas, além das molduras pretas nos para-lamas e para-choques, na barra no teto e na “elevada distância ao solo”, como informou a montadora.

A Peugeot também aproveitou para introduzir sua nova linguagem visual ao E-Rifter: os faróis ficaram menores e não tem mais a “presa de leão”. No seu lugar, as DLRs viraram três pequenas “garras” de LED na parte superior do conjunto óptico. A grade, totalmente fechada, continua pequena, mas teve seu desenho interno mudado, assim como o logo antigo, que deu lugar ao mais recente.

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A traseira não teve mudanças muito significativas, mantendo-se praticamente igual. Para facilitar o acesso, o grande vidro traseiro pode ser aberto e todas as versões da minivan têm portas laterais deslizantes.

Peugeot -RIFTER
(Divulgação/Peugeot)

Por falar em versões, o E-Partner estará disponível com duas distâncias entre eixos: a Standard, com 4,40 m de comprimento, e a Long, com 4,70 m. Ambas terão variantes de cinco e sete lugares, que ainda se diferenciarão na quantidade de espaço para passageiros e para carga. Enquanto na configuração Standard de cinco lugares há 775 l para bagagens, a Long com todos os assentos traseiros abaixados pode acomodar até 4.000 l.

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O interior não foi mostrado, mas a montadora revelou algumas novidades. Entre elas, estão as duas telas de 10’’ — uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia — e o novo volante, mais compacto e com aquecimento. 

Entre os equipamentos, vale destacar o detector de fadiga, leitura de placas, assistência à manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência com detector de pedestres e ciclistas. Estacionar também está mais fácil, já que foram introduzidos 12 sensores distribuídos entre traseira e dianteira e uma nova câmera de ré de alta definição.

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Peugeot -RIFTER
(Divulgação/Peugeot)

Como a Stellantis descontinuou seus utilitários a combustão na Europa no ano passado, por lá, não há chances de vermos um E-Rifter com motores a gasolina ou diesel como ocorreu na geração passada. Por outro lado, eles viriam bem a calhar em mercados como o nosso.

No Brasil, a Peugeot ainda não vende nenhuma minivan de passageiros, enquanto a sua versão comercial, o Partner é basicamente uma variante da Fiat Fiorino. Os comerciais maiores, Boxer e Expert, já estão à venda, com o segundo tendo até uma versão elétrica.

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