A linha 2024 do Peugeot 208 marca a estreia de uma motorização turbo para o compacto francês fabricado na Argentina. O conjunto, que sempre foi uma reivindicação do público e do mercado desde que a atual geração do modelo chegou ao Brasil, em 2020, é emprestado dos Fiat Pulse e Strada.
Porém, ao menos por enquanto, as versões turbinadas chegam para somar ao portfólio do 208 – que se torna, segundo a marca, o mais rápido em seu segmento. Embora algumas substituições tenham sido feitas em níveis de acabamento, os motores aspirados permanecem, até segunda ordem.
Motores do Peugeot 208 2024
A motorização estreante vem dos “primos” da Fiat, Strada e Pulse. Se trata de um 1.0 de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre acompanhado de um câmbio automático do tipo CVT. Esta equipa as versões Allure, Style e Griffe.
As configurações Like e Style (esta se repete), de entrada, têm o menor motor da linha, um 1.0 de três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm, também de origem Fiat, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Já os intermediários Active e Roadtrip seguem com o motor 1.6 de quatro cilindros com 120 cv e 15 kgfm, e câmbio automático de seis marchas.
Há, por fim, o e-208 na versão GT, com motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. Este segue na linha 2023.
Versões, equipamentos e preços do 208 2024
Like 1.0 – R$ 89.990
A versão mais barata do compacto é a única sem a faixa de leds na dianteira, bem como rodas de liga leve – no lugar delas, há luzes diurnas no interior dos faróis e rodas de aço com calotas de 15 polegadas. É possível, porém, ter a faixa de leds como opcional. Veja preço abaixo.
Ar-condicionado digital, quatro airbags, controle de estabilidade e tração, alerta sonoro de portas abertas ou cintos não afivelados, assistente de partida em rampa, Isofix, vidros com abertura a manivela, retrovisores manuais e rádio FM com Bluetooth são itens de série no modelo, que só é oferecido nas cores Preto Perla Nera, Branco Banquise e Cinza Artense.
Opcional: Pack Tech (R$ 4.000) – o pacote inclui, além dos leds dianteiros, multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, atalho no volante para reconhecimento de voz, 6 alto-falantes, 2 entradas USB no console, vidros elétricos dianteiros e retrovisores externos com comandos elétricos.
Style 1.0 – R$ 94.990
O Style se destaca pelo bom custo-benefício por ter equipamentos das versões mais caras do 208. Além dos itens da versão Like, há multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full led com as barras no para-choque, teto solar panorâmico, câmera de ré com visão 180º, sensores de estacionamento traseiros, duas entradas USB, retrovisores elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura, vidros elétricos nas portas dianteiras e carregador de celulares por indução.
No visual, o 208 Style tem logotipo Style na coluna C, além de diversos adereços pintados em preto brilhante, como aerofólio, grade dianteira, rodas de liga leve de 16 polegadas e retrovisores. Por dentro, há detalhes em preto brilhante, faixa central no painel imitando fibra de carbono e bancos em tecido com costuras azuis. Não há opcionais e esta versão pode ter a carroceria nas cores Preto Perla Nera, Cinza Artense, Branco Nacré e Azul Quasar.
Active 1.6 AT – R$ 104.990
A versão mais barata equipada com motor 1.6 é menor equipada que a Style 1.0, mas tem um bom pacote. Há ar-condicionado digital, leds diurnos, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré, central multimídia com tela de 10,3 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Nesta configuração, o 208 pode ser pintado em Preto Perla Nera, Cinza Artense ou Branco Nacré, e não tem opcionais.
Roadtrip 1.6 AT – R$ 105.990
Com proposta semelhante às versões Style, o Roadtrip aposta nos equipamentos para conquistar compradores. Ele acrescenta à versão Active os faróis full led, teto solar panorâmico, carregador de celulares sem fio, câmera de ré com visão 180°, rodas com acabamento diamantado e quadro de instrumentos digital 3D. Há logotipo da versão na coluna C, aerofólio e costuras em laranja no interior.
A carroceria pode ser Preto Perla Nera, Branco Nacré, Cinza Artense e Azul Quasar, e não há opcionais.
Allure 1.0 turbo – R$ 99.990
Versão de entrada com motorização turbo, a Allure custa menos que todas as configurações 1.6, mas é menos equipada. Há central multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, vidros elétricos nas quatro portas, leds diurnos, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, quatro airbags, modo de condução Sport e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Opcional: pacote Excellence (R$ 5.000) – adiciona teto solar panorâmico, bancos, detalhes das portas e volante em imitação de couro, carregador de celular por indução e chave presencial.
Style 1.0 turbo – R$ 109.990
Esta soma à Allure (quando não equipada com o pacote opcional), faróis full led, quadro de instrumentos digital 3D, acabamento interno escurecido, pedaleiras em alumínio, escape cromado e rodas de liga leve aro 17 – estas ausentes até mesmo da versão topo de linha, Griffe.
Griffe 1.0 turbo – R$ 114.990
Já a topo de linha, Griffe, tem todos os itens presentes nas versões e nos pacotes anteriores, e rodas de 16 polegadas. É o único, porém, com seis airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, faróis altos automáticos, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, assistente de faixa, faróis automáticos e sensor de chuva.
e-208 GT – R$ 235.990
Como bônus, já que ainda não chegou à linha 2024, a variante elétrica do compacto promete desempenho e visual esportivos, e é importada da Europa, diferentemente das demais argentinas. O motor elétrico dianteiro entrega 136 cv e 26,5 kgfm. O pacote de equipamentos é semelhante ao da versão Griffe, mas há diferenciais como freio de estacionamento eletrônico, alavanca de câmbio exclusiva e aquecimento dos bancos dianteiros.
Há também diferenças pontuais no desenho do painel e do console central, bem como dos bancos. O acabamento também é diferente, com costuras contrastantes e uso de materiais de qualidade ainda melhor, como plásticos emborrachados no painel. Por fora, há rodas exclusivas de 17 polegadas, apliques em preto brilhante nos para-lamas, porção central do para-choque traseiro em preto brilhante, grade com traços na cor da carroceria, logotipo “E” na coluna C, carroceria mais baixa e lanternas em led.