Paris pode banir carros antigos das ruas da cidade
Medida busca reduzir congestionamentos e poluição
Os fãs de carros antigos e de Paris, na França, podem ter um novo problema. De acordo com o Autocar, a prefeita da cidade luz, Anne Hidalgo, está à frente de uma ideia que irá banir das ruas do centro da metrópole veículos mais velhos do que 31 de dezembro de 1996, caminhões de antes de 30 de setembro de 1997 e automóveis de uso comercial além de ônibus mais velhos do que 30 de setembro de 2001.
O plano deverá entrar em vigor no próximo verão europeu e seria apenas o primeiro passo rumo à diminuição do trânsito e da poluição. A partir de 2020, o governo local impediria que qualquer veículo anterior à 2011 possa circular. Atualmente, a prefeita já aprovou ideia radical e controvérsia limitando em 30 km/h a velocidade máxima em toda a cidade.
Além disso, a medida contra os veículos antigos vem em um momento onde a França começa a tentar renovar sua frota e acabar com os carros movidos a diesel, oferecendo, inclusive, 10 mil euros para qualquer pessoa que trocar um automóvel antigo com este combustível por um novo elétrico. Ainda segundo a Autocar, os impostos sobre o derivado do petróleo estão subindo.