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Para reduzir emissões, Stellantis vai cortar produção e aumentar preços

Em 2025, as normas de emissões da Europa ficarão mais rígidas e Stellantis pode dar um 'empurrãozinho" para aumentar as vendas de carros elétricos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 29 out 2024, 07h26 - Publicado em 29 out 2024, 07h00
Jeep Renegade
Linha de montagem do Jeep Renegade em Goiana (PE)  (Divulgação/Jeep)
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A partir do dia 1 de janeiro, as montadoras terão que seguir regras mais rígidas de emissões na Europa. Elas terão a tarefa de diminuir as emissões gerais de CO² de suas frotas de 106,6 g/km para 95 g/km, caso contrário, pagarão multa de 95 euros por grama em acesso por veículo.

A Stellantis já começa a elaborar planos para se adequar às novas normas. Jean-Philippe Imparato, recém-nomeado diretor de operações da Europa, informou que a montadora pretende dobrar suas vendas de carros elétricos a partir de 2025, chegando a um total de 24%. E para isso, vale tudo, até dar um ‘empurrãozinho’ nos seus clientes.

Caso a procura por elétricos não aumente naturalmente, a Stellantis pretende reduzir a produção de carros a combustão na Europa. De acordo com Imparato, isso pode acontecer já no início de novembro para, já que a “primeira tarefa é alinhar a produção de veículos vendidos no primeiro trimestre de 2025”, explicou.

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Peugeot 2008 GT T200 2025 (34)
PPara atrair o público para os carros elétricos, o preço dos modelos a combustão da Stellantis vai aumentarara atrair o público para os carros elétricos, o preço dos modelos a combustão da Stellantis vai aumentar (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

Mas não é só isso. A Stellantis também está pronta para aumentar o preço dos carros a combustão “de forma flexível, por modelo, marca e mercado”, como uma forma de tornar os elétricos mais atrativos.

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As estratégias da Stellantis também envolvem seus próprios concessionários. A empresa também aumentará os incentivos dos revendedores de carros elétricos, aumentando as recompensas e bonificações para toda a cadeia de revendedores, desde os gerentes até os vendedores.

Fora isso, a empresa pretende aumentar os lucros em cima dos seus elétricos. A Stellantis não só pretende ajudar seus revendedores com os carros que estão parados e voltaram recentemente de contratos de aluguel, como também quer os vender três vezes. Ou seja, vendendo primeiro como 0 km e outras duas como usado.

Leapmotor C10 2025
Leapmotor terá um papel crucial em 2025, já que suas vendas contarão para os números gerais da frota da Stellantis, ajudando assim a diminuir as emissões (Divulgação/Leapmotor)

Mas antes mesmo de tudo isso acontecer, a Stellantis já estava pensando no futuro ao adquirir 51% do braço internacional da Leapmotor. As vendas da chinesa, que chegará em breve ao Brasil, contarão para os números gerais do conglomerado, ajudando-os a reduzir mais rapidamente suas emissões enquanto outras marcas fazem uma transição mais gradativa. Como serão modelos baratos, a montadora aposta em um bom volume de vendas para atingir seu objetivo.

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