Os mais queridos esportivos japoneses (parte 1)
Relembre modelos que marcaram gerações por conta de seu apelo visual e pelo prazer ao dirigir
Algumas das maiores empresas automotivas do mundo são de origem japonesa. Não por acaso, essas marcas tiveram alguns produtos marcantes ao longo dos anos: os carros esportivos. Começamos aqui a relembrar alguns deles e convidamos você a matar a saudade!
Honda NSX (1990-2005 – foto em destaque) – além de ter tido Ayrton Senna como um de seus idealizadores, o NSX tinha apelo visual arrebatador, afinado motor 3.0 V6 (chegou a receber, depois, um 3.2 V6), tração traseira e… garantia de muita diversão ao seu condutor.
Toyota Supra (1978-2002)
Até hoje, os fãs da marca clamam por um retorno do Supra. Isso deve mesmo ocorrer, mas ele possivelmente terá outro nome. Se mantiver as características esportivas do antigo, certamente será um sucesso.
Mazda RX-7 (1978-2002)
Ah, Mazda… conhecida por usar com sucesso os motores rotativos (Wankel), a marca teve no RX-7 um de seus projetos mais bem sucedidos. Sua última geração tinha bloco 1.3 biturbo de mais de 250 cv.
Nissan 300ZX (1983-2000)
Este foi um colecionador de prêmios da imprensa especializada. Além da diversão nas ruas, ele era um forte concorrente nas provas automobilísticas que entrava, com destaque para o endurance.
Toyota MR-2 (1984-2007)
Uma digníssima opção àqueles que queriam um Supra ou um NSX e não podiam arcar com os elevados preços deles. Em sua versão equipada com motor turbo, batia os 200 cv e garantia prazer ao motorista.
Mitsubishi 3000GT (1990-2001)
Arrancava suspiros por onde passava, incluindo o mercado brasileiro, para o qual foi trazido em meados dos anos 90. E não só pela beleza, mas também por ser altamente tecnológico para aquela época.
Mazda MX-5 (1989-presente)
Falou em conversível japonês, falou em MX-5. Seu carisma, seu status e sua garantia de diversão ao dirigir fazem com que o modelo permaneça sendo renovado pela marca geração após geração.
Nissan Skyline GT-R (1989-2002)
Ele já havia sido feito na década de 70, mas ganhou notoriedade mesmo em sua segunda inserção no mercado (terceira geração). Certamente um dos preferidos dos fãs de Velozes e Furiosos (saudades, Paul Walker).
Mitsubishi Eclipse (1989-2011)
Outro modelo da lista que foi visto por aqui nos anos 90. De modo geral, tinha um custo-benefício melhor do que o de os modelos de outras marcas, podendo ter tração integral e motor 2.0 turbo de 210 cavalos de potência.
Honda S2000 (1999-2009)
Foi um presente de aniversário da Honda… para ela mesma! Isso mesmo. Sua versão de produção foi revelada em 1999 por ocasião dos 50 anos de existência da montadora. O nome entregava, de bandeja, que o conversível era equipado com motor de 2 litros.