Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os 10 carros menos seguros à venda no Brasil e testados de 2016 a 2019

Compilamos os carros que tiveram o pior resultado em segurança no atual protocolo do Latin NCAP, que será atualizado ao fim deste ano

Por Renan Bandeira
Atualizado em 16 dez 2019, 08h00 - Publicado em 16 dez 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Kwid Latin NCAP 1
    Compacto obteve três estrelas na proteção para adultos e crianças (Latin NCAP/Divulgação)

    Um dos principais itens analisados na hora da compra do veículo é a segurança.

    Na América do Sul e Caribe, o Latin NCAP é o órgão responsável por avaliar (de zero a cinco estrelas) a proteção que os automóveis oferecem com testes de colisão: frontal (a 64 km/h), lateral (a 50 km/h) e de poste (a 29 km/h) – caso tenha airbag de cortina.

    A cada quatro anos a entidade renova o seu protocolo para torná-lo mais rígido.

    Na última atualização, em 2016, passou a ser cobrado o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e só os veículos com esse componente poderiam alcançar as pontuações mais altas.

    A próxima renovação chega em 2020, e os modelos terão de se equipar com o AEB – frenagem autônoma de emergência – e o ESC passará a ser obrigatório em todas as versões de um modelo.

    Além disso, passará a ser feita uma prova de atropelamento, simulando o impacto contra pedestres. Os carros ainda receberão pontos extras se tiverem alerta ou assistente de permanência em faixa e detecção de veículos nos pontos cegos.

    Continua após a publicidade

    Como o vencimento da última atualização está chegando ao fim, QUATRO RODAS listou os piores resultados de crash-testes obtidos por carros vendidos no Brasil durante o ciclo de 2016 a 2019. Confira:

    10. Hyundai HB20

    Hyundai HB20 no Latin NCAP
    (Latin NCAP/Divulgação)

    O hatch da Hyundai abre o ranking. Na décima colocação, o HB20 até foi bem durante os testes de colisão, mas por não oferecer ESC como equipamento padrão e conter apenas dois airbags (obrigatórios por lei), não conseguiu atingir uma avaliação maior.

    Proteção para adultos: 4 estrelas (22,53 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 3 estrelas (29,64 pontos de 49 possíveis).

    9. Fiat Argo e Cronos

    Fiat Cronos LAtin NCAP
    Somente o Cronos foi avaliado, mas a nota também vale para o Argo (Latin NCAP/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Por compartilharem a plataforma, os Fiat Argo e Cronos receberam uma avaliação conjunta.

    Com os dois airbags frontais mandatórios por lei, hatch e sedã tiverem uma performance considerada boa, mas perderam pontos porque seu controle de estabilidade não atende o volume mínimo de eficiência exigido pelo programa.

    Proteção para adultos: 3 estrelas (24,41 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 4 estrelas (37,47 pontos de 49 possíveis).

    8. Ford Ka

    Ford Ka Latin NCAP 2
    Porta traseira do Ka se abriu após o impacto (Latin NCAP/Divulgação)

    O Ford Ka manteve sua colocação do último levantamento – feito em abril deste ano. O veículo é equipado com dois airbags, mas durante o teste lateral teve a proteção para o tórax considerada fraca. Isso, somado à falta de ESC, prejudicou sua nota.

    Continua após a publicidade

    Proteção para adultos: 3 estrelas (22,83 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 4 estrelas (35,41 pontos de 49 possíveis).

    7. Renault Kwid

    Renault Kwid Latin NCAP 1
    Compacto obteve três estrelas na proteção para adultos e crianças (Latin NCAP/Divulgação)

    O Renault Kwid vinha bem – depois de ganhar reforços na carroceria – mas derrapou sem o ESC, que acabou prejudicando sua avaliação final. Com quatro airbags, o compacto foi bem nas batidas e teve a estrutura considerada estável.

    Proteção para adultos: 3 estrelas (22,85 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 3 estrelas (33,87 pontos de 49 possíveis).

    6. Volkswagen Fox

    Volkswagen SpaceFox Crash Test Latin NCAP
    O desempenho da SpaceFox na colisão lateral ficou no limite do aceitável (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Assim como o Kwid, o VW Fox ganhou três estrelas para adultos e três estrelas para crianças. Porém, recebeu menos pontos por ter dois airbags a menos que o Renault. Ele também não contava com ESC de série.

    Proteção para adultos: 3 estrelas (20,98 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 3 estrelas (27,13 pontos de 49 possíveis).

    5. Peugeot 208

    Peugeot 208 Latin NCAP
    Com desempenho ruim no impacto lateral, o 208 ganhou 2 estrelas (Latin NCAP/Internet)

    Sem ESC e apenas com os airbags obrigados por lei, o Peugeot 208 ficou com a quinta colocação do ranking. O hatch não deu boa proteção para o condutor no impacto lateral e, com isso, teve avaliação fraca, o que prejudicou seu resultado.

    Proteção para adultos: 2 estrelas (18,27 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 3 estrelas (30,65 pontos de 49 possíveis).

    Continua após a publicidade

    4. Renault Sandero/Logan/Stepway

    Latin-ncap-sandero-
    (Latin NCap/Divulgação)

    A Renault fez dois testes na penúltima edição do Latin NCAP. O resultado ruim da primeira tentativa fez a fabricante correr contra o tempo para modificar o veículo para mais uma prova.

    Os engenheiros da marca perceberam que o resultado do Sandero fabricado na Colômbia era ligeiramente melhor e constataram que ele tinha estrutura mais reforçada nas portas laterais e no jogo de bancos dianteiros, seguindo os padrões europeus, e que os airbags tinham tamanhos e formatos diferentes.

    A solução encontrada foi melhorar a velocidade de acionamento das bolsas de ar no modelo vendido no Brasil.

    Latin-ncap-Sandero-3
    (Latin NCap/Divulgação)

    A aplicação teve sucesso, mas ficará disponível apenas para os veículos fabricados a partir de 10 de dezembro no Brasil. Ou seja, para os modelos anteriores a essa mudança, a segurança para adultos segue ruim: uma estrela.

    Sem ESC e com proteção ruim para o tórax, o Sandero ficou apenas com uma estrela para condutor e acompanhante.

    Proteção para adultos: 1 estrelas (23,28 pontos de 34 possíveis);*
    Proteção para crianças: 4 estrelas (38,52 pontos de 49 possíveis).
    *Avaliação válida para veículos produzidos até 10/12/2019

    3. Fiat Palio

    Os 10 carros menos seguros à venda no Brasil e testados de 2016 a 2019
    Fiat Palio ganhou uma estrela para proteção de adultos e três para crianças no Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

    Ele já teve sua fabricação paralisada, mas segue rodando pelas ruas do Brasil – por isso está no ranking. Com apenas uma estrela na proteção de adultos e três na de crianças, o Palio continua no pódio dos piores carros do Latin NCAP entre veículos vendidos no Brasil e avaliados pelo protocolo de 2016 a 2019.

    Proteção para adultos: 1 estrelas (18,09 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 3 estrelas (31,57 pontos de 49 possíveis).

    2. Fiat Mobi

    Fiat Mobi Latin NCAP
    (Latin NCAP/Divulgação)

    A avaliação da estrutura do Mobi foi considerada estável durante a batida. Porém, o condutor tem pouca proteção na região torácica e também na pélvis.

    Outros dois fatores fizeram a nota do compacto ficar baixa: a primeira delas foi a falta do controle de estabilidade; a segunda foi a abertura da porta lateral traseira durante a batida.

    Proteção para adultos: 1 estrelas (19,20 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 2 estrelas (26,98 pontos de 49 possíveis).

    1. Nissan March

    Nissan March Latin NCAP
    Latin NCAP deu apenas uma estrela ao March nos testes de colisão (Latin NCAP/Divulgação)

    Ser o primeiro nesse ranking não é motivo de orgulho para ninguém. O March teve resultado próximo do Mobi, sendo uma estrela para adulto e duas para crianças.

    A diferença é que o Nissan teve sua estrutura avaliada com “instável” durante a batida e, por isso, mereceu pontuação ainda mais baixa que a do compacto da Fiat.

    Proteção para adultos: 1 estrelas (20,11 pontos de 34 possíveis);
    Proteção para crianças: 2 estrelas (21,98 pontos de 49 possíveis).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.