Fiat 500 Abarth
O Fiat 500 foi lançado em 1957 para resolver o problema da mobilidade na Europa pós-guerra. Em 2007, a marca italiana relançou o Cinquecento com linhas modernas, mas muito próximas das de seu antepassado. A versão esportiva Abarth chegou ao Brasil em 2014 equipada com seu motor 1.4 MultiAir turbo de 168 cv e câmbio manual. Poucas unidades foram vendidas e hoje em dia já é um carro disputado pelos fãs.
Volkswagen Fusca TSI
A última releitura do emblemático VW aconteceu em 2011 e sucedeu o New Beetle. O Fusca TSI foi produzido sob a mesma plataforma do Golf GTI com motor 2.0 turbo de 230 cv e versões com câmbio manual. Saiu de linha em 2019.
Fiat Punto T-Jet
Produzido entre 2007 e 2017, o Fiat Punto teve uma vida relativamente curta no Brasil. A versão T-Jet, lançada em 2009, foi equipada com o motor 1.4 16V turbo, que gerava até 152 cv, fazendo dele um dos hot hatches mais rápidos das ruas brasileiras.
Suzuki Swift Sport R
Um hatch que esconde altas doses de diversão, o Suzuki Swift Sport R é leve e possui um motor aspirado 1.6 de 142 cv, aliado ao câmbio manual de seis marchas. Foi vendido apenas por dois anos no Brasil, entre 2015 e 2017, ou seja, é uma raridade.
Mercedes-AMG C63 V8 W204
Um dos últimos AMG naturalmente aspirados, o C63 W204 foi fabricado entre 2008 e 2015 e é considerado o mais bonito Classe C de todos os tempos. Além disso, o V8 aspirado de 457cv é a cereja do bolo para os entusiastas.
BMW M5 V10
A BMW tem em seus carros um DNA esportivo por natureza, mas nada se compara ao sedã de sua divisão esportiva Motorsport, o M5, com um motor V10 de 507 cv. Foi fabricado de 2005 a 2010 e já é uma lenda entre os admiradores da marca.
Renault Sandero R.S.
Um hatch popular que ganhou um motor 2.0 de 150 cv e 20,9 kgfm, suspensão e freios desenvolvidos na divisão esportiva da Renault. Fabricado entre 2015 e 2022, é um carro cultuado nas ruas e certamente será nas garagens daqui uns anos.
Suzuki Jimny
O Jimny foi lançado em 1970 no Japão, chegando ao Brasil apenas nos anos 1990 (primeiro, importado; depois, fabricado). O Jimny 4ALL (3a geração) saiu de linha em 2022, após dez anos de produção local, deixando em seu lugar o Sierra (importado).
Volkswagen Polo GTS
O VW Polo assumiu a difícil responsabilidade de suceder o Gol (já colecionável). Mas seu futuro é promissor, por conta de sua ligação com o antepassado. E a versão com potencial para isso é a apimentada GTS, com motor 1.4 turbo de 150 cv.
Troller T4
Desenvolvido no Brasil por uma empresa brasileira, o Troller chamou a atenção por sua capacidade off-road. Com a fábrica comprada pela Ford, o modelo incorporou melhorias e a segunda geração, T4, o penúltimo, é o mais querido da linha.