Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Onix x HB20 x Polo: veja qual hatch 1.0 turbo anda mais e consome menos

Comparamos as fichas técnicas das novas gerações de Chevrolet Onix 1.0 Ecotec turbo e Hyundai HB20 TGDi contra o VW Polo 200 TSI

Por Daniel Telles
Atualizado em 3 dez 2019, 08h00 - Publicado em 3 dez 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Arte/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Polo consolidou o motor 1.0 turbo flex de três cilindros no Brasil.

    Publicidade

    O carro foi o vencedor do Melhor Compra 2018 na categoria dos hatches compactos premium e é o oitavo carro mais vendido do Brasil entre janeiro e outubro deste ano, segundo ranking da Fenabrave (associação nacional dos concessionários).

    Publicidade
    Segunda geração do Onix chega para conviver com a primeira, que seguirá em linha como Joy (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Entretanto, dois fortes competidores chegaram ao mercado este ano com nome e atributos para conquistar os adeptos da VW.

    Apresentado em setembro, o novo Hyundai HB20 apresentou um visual diferente, que não agradou a gregos e troianos, mas o motor 1.0 turbo das versões topo de linha o tornaram o modelo mais ágil da categoria.

    Publicidade

    Outra novidade deste ano foi a nova geração do Chevrolet Onix. O modelo começou a ser vendido esta semana e tem novidades como seis airbags e wi-fi a bordo.

    Continua após a publicidade
    Segunda geração do Hyundai HB20 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Comparamos desempenho e consumo das versões topo de linha dos três hatches em nossos testes exclusivos em pista.

    Publicidade

    Vale destacar que na parte de consumo, colocamos também os dados do Inmetro, já que há divergência em relação aos dados de consumo do Onix disponibilizados pela Chevrolet.

    Continua após a publicidade
    VW Polo já tem mais tempo de mercado e agora vai ter que lidar com novos concorrentes (Divulgação/Volkswagen)

    No geral, o HB20 apresentou o melhor índice de aceleração de 0 a 100 km/h, enquanto Polo e Onix ficaram rigorosamente empatados nesse quesito.

    Publicidade

    Entretanto, os 128 cv do VW se mostraram superiores aos 116 cv do Chevrolet na prova de 0 a 1.000 metros.

    Continua após a publicidade

    Por outro lado, a leveza e o bom torque em baixas rotações do Onix o levaram a registrar as retomadas mais eficientes de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h.

    Publicidade

    Em consumo, o computador de bordo do Onix apresentou de maneira discrepante os melhores dados em nosso teste.

    Continua após a publicidade

    Como os dados são conflitantes inclusive em relação ao programa de etiquetagem veicular do Inmetro, preferimos usar este último como parâmetro para apontar que o compacto da Chevrolet apresenta dados superiores em ciclo rodoviário, enquanto o HB20 é o que se dá melhor na cidade.

    Veja o resultado na tabela abaixo:

    Chevrolet Onix Hatch Premier 1.0 Turbo Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 Turbo VW Polo Highline 200 TSI
    Aceleração de 0 a 100 km/h 10,66 s 9,74 s 10,66 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 32,35 s (163,7 km/h) 31,26 s (164,8 km/h) 32,04 s (164,43 km/h)
    Velocidade máxima (dados de fábrica) n/d n/d n/d
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 4,58 s 4,35 s 4,70 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 5,45 s 5,84 s 5,95 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 7,26 s 7,42 s 7,41 s
    Frenagem de 60/80/120 km/h a 0 m 13,99 m/24,73 m/55,78 m 14,24 m/24,46 m/55,06m 15,59 m/27,68 m/61,86 m
    Consumo urbano (teste) 17,2 km/l (gas.) 12,6 km/l (gas.) 12,1 km/l (gas)
    Consumo rodoviário (teste) 17,8 km/l (gas.) 15,3 km/h (gas.) 16,0 km/l (gas.)
    Consumo urbano (Inmetro) 11,9 km/l (gas.) / 8,3 km/l (etan.) 12,2 km/l (gas.) / 8,6 km/l (etan.) 11,4 km/l (gas.) / 7,9 km/l (etan.)
    Consumo rodoviário (Inmetro) 15,1 km/l (gas.) / 10,7 km/l (etan.) 13,9 km/l (gas.) / 10,6 km/l (etan.) 13,9 km/l (gas.) / 9,5 km/l (etan.)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.