O Volkswagen Polo consolidou o motor 1.0 turbo flex de três cilindros no Brasil.
O carro foi o vencedor do Melhor Compra 2018 na categoria dos hatches compactos premium e é o oitavo carro mais vendido do Brasil entre janeiro e outubro deste ano, segundo ranking da Fenabrave (associação nacional dos concessionários).
Entretanto, dois fortes competidores chegaram ao mercado este ano com nome e atributos para conquistar os adeptos da VW.
Apresentado em setembro, o novo Hyundai HB20 apresentou um visual diferente, que não agradou a gregos e troianos, mas o motor 1.0 turbo das versões topo de linha o tornaram o modelo mais ágil da categoria.
Outra novidade deste ano foi a nova geração do Chevrolet Onix. O modelo começou a ser vendido esta semana e tem novidades como seis airbags e wi-fi a bordo.
Comparamos desempenho e consumo das versões topo de linha dos três hatches em nossos testes exclusivos em pista.
Vale destacar que na parte de consumo, colocamos também os dados do Inmetro, já que há divergência em relação aos dados de consumo do Onix disponibilizados pela Chevrolet.
No geral, o HB20 apresentou o melhor índice de aceleração de 0 a 100 km/h, enquanto Polo e Onix ficaram rigorosamente empatados nesse quesito.
Entretanto, os 128 cv do VW se mostraram superiores aos 116 cv do Chevrolet na prova de 0 a 1.000 metros.
Por outro lado, a leveza e o bom torque em baixas rotações do Onix o levaram a registrar as retomadas mais eficientes de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h.
Em consumo, o computador de bordo do Onix apresentou de maneira discrepante os melhores dados em nosso teste.
Como os dados são conflitantes inclusive em relação ao programa de etiquetagem veicular do Inmetro, preferimos usar este último como parâmetro para apontar que o compacto da Chevrolet apresenta dados superiores em ciclo rodoviário, enquanto o HB20 é o que se dá melhor na cidade.
Veja o resultado na tabela abaixo:
Chevrolet Onix Hatch Premier 1.0 Turbo | Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 Turbo | VW Polo Highline 200 TSI | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,66 s | 9,74 s | 10,66 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 32,35 s (163,7 km/h) | 31,26 s (164,8 km/h) | 32,04 s (164,43 km/h) |
Velocidade máxima (dados de fábrica) | n/d | n/d | n/d |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 4,58 s | 4,35 s | 4,70 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 5,45 s | 5,84 s | 5,95 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 7,26 s | 7,42 s | 7,41 s |
Frenagem de 60/80/120 km/h a 0 m | 13,99 m/24,73 m/55,78 m | 14,24 m/24,46 m/55,06m | 15,59 m/27,68 m/61,86 m |
Consumo urbano (teste) | 17,2 km/l (gas.) | 12,6 km/l (gas.) | 12,1 km/l (gas) |
Consumo rodoviário (teste) | 17,8 km/l (gas.) | 15,3 km/h (gas.) | 16,0 km/l (gas.) |
Consumo urbano (Inmetro) | 11,9 km/l (gas.) / 8,3 km/l (etan.) | 12,2 km/l (gas.) / 8,6 km/l (etan.) | 11,4 km/l (gas.) / 7,9 km/l (etan.) |
Consumo rodoviário (Inmetro) | 15,1 km/l (gas.) / 10,7 km/l (etan.) | 13,9 km/l (gas.) / 10,6 km/l (etan.) | 13,9 km/l (gas.) / 9,5 km/l (etan.) |