Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

AP: o motor mais popular da Volkswagen tem herança Mercedes-Benz

Projeto militar de origem militar dos anos 1950 salvou a Volks e estreou injeção eletrônica e tecnologia flex no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 ago 2023, 18h08 - Publicado em 7 mar 2018, 16h03
Gol GTI
Motor do Gol GTI ajudou o Grupo Volkswagen a ser o que ele é hoje (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Durante 27 anos os motores AP equiparam mais de 20 modelos de série fabricados por Volkswagen e Ford (entre eles os bem-sucedos Gol, Escort e Santana), além de alguns Gurgel e dezenas de fora de série, como os Miura e Hofstetter.

Mas foi a robustez que o tornou tão longevo e a produção em grande escala que fez sua manutenção ser barata. Já a atenção dada aos motores refrigerados a água da Volkswagen desde os tempos do campeonato brasileiro de Marcas e Pilotos o tornou popular entre os preparadores.

Eles faziam os 1.6 AP turbo ultrapassarem os 250 cv.

O que a história quase deixa passar é que o motor AP tem sua origem em um projeto militar da Mercedes-Benz.

Troca de família

O ano é 1958. A Daimler-Benz compra 87,8% da Auto Union, marca fundada em 1932 com a fusão das marcas Audi, Wanderer, Horch e DKW. Seu logotipo composto por quatro argolas é usado até hoje pela Audi.

A Daimler estava interessada nos DKW, compactos e populares que vendiam bem na Alemanha pós-guerra. Mas a economia do pais já mostrava sinais de recuperação e a Mercedes percebeu que muito em breve apenas o leste da Alemanha ainda se interessaria nos fumegantes motores dois-tempos dos DKW.

Continua após a publicidade
Auto Union 1000 S Saloon
Auto Union 1000 S Saloon 1959 (DKW/Divulgação)

Surgia a demanda de um novo carro com motor de quatro tempos que seria posicionado entre os DKW e os Mercedes.

Ludwig Krauss encabeçou o projeto a equipe de desenvolvimento. Nasceriam dois motores quatro tempos: um 1.5 boxer e um 1.7 quatro cilindros em linha, o mais promissor dos dois.

Este 1.7 havia nascido em um programa militar da Mercedes. Ele trabalhava com com taxa de compressão de 11,2:1, elevada até para os dias de hoje.

Na época, era apresentada como uma taxa de compressão que ficaria entre os padrões para os motores diesel e os motores a gasolina (Ciclo Otto). Refrigerado a água, foi apelidado como “motor H”.

Mercedes W119
Mercedes W119 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Nasciam também os protótipos W118 e W119, com duas e quatro portas. Alguns de seus elementos visuais, como a grade frontal larga e elevada, seriam aproveitados nos Mercedes dos anos seguintes, como o W113 SL Pagoda.

Continua após a publicidade
W119
Mercedes W119 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Mas a DKW ainda insistia nos motores que precisam de óleo misturado na gasolina. Tanto que problemas novo motor dois tempos que estrearia no DKW F102 forçaram a Mercedes a enviar Krauss para a DKW em 1962.

Os projetos dos W119 e do motor H estavam em sua bagagem.

W119
Mercedes W118 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Quase tudo deu tudo certo. Krauss usou sua experiência de chefe de engenharia da Mercedes nos Grand Prix disputados entre 1938 e 1939 para criar o DKW mais avançado até aquele momento.

Tinha monobloco e suspensão independente com braços sobrepostos na dianteira, mas o motor ainda era um 1.2 três cilindros dois tempos que rendia modestos 60 cv. Não fez sucesso justamente por ser fraco. 

dkw_f102
O F102 foi o carro mais avançado da DKW (DKW)

Ludwig Kauss recorreu, então, aos seus alfarrábios. Aquele 1.7 criado em seus tempos de Mercedes cairia como uma luva no F102. Ou quase.

Continua após a publicidade

Nascia o projeto F103, que consistia em adaptar o F102 ao novo motor. O antigo três cilindros era tão menor que o 1.7 precisou ser inclinado para a esquerda e seu radiador foi deslocado para a direita.

Essa disposição acompanharia este motor e suas variações pelas décadas seguintes.

reprodução anuncio audi
(Reprodução/Internet)

“O que existe há muito tempo? Motores de dois tempos. Motores de quatro tempos. Motores a diesel.
O que é realmente novo? O motor de compressão intermediária do novo Audi. 

Os motores de dois tempos, os motores de quatro tempos e os motores a diesel estão aí há tanto tempo que muitos acreditavam que não haveria nada novo tão cedo.

Mas não a Mercedes-Benz, nem a Volkswagen, nem a Auto Union. 

Continua após a publicidade

Estas três grandes fabricantes de automóveis combinaram seus conhecimentos, experiências e capacidades para construir um novo tipo de motor de quatro tempos: o motor de compressão intermediária“.

A campanha de lançamento do Audi F103 fazia questão de dizer que o motor tinha as mãos da Mercedes-Benz.

Mas por que colocaram a Volkswagen na história?

AUDI F103
O Auto Union Audi F103 começou a ser vendido em 1965 com o novo motor de compressão intermediária (Divulgação/Audi)

Dinheiro é uma coisa que não sobra e a Daimler não estava afim de estancar as perdas da Auto Union com seu próprio bolso. Resolveu vender sua subsidiária para a Volkswagen em 1964.

Para a VW foi uma grande jogada: o negócio não só garantiu o lançamento do F103 com o motor 1.7 de 72 cv no ano seguinte, como pode ter garantido o futuro da própria Volkswagen.

Continua após a publicidade

O início do fim dos motores a ar

A VW iniciou a década de 1960 obcecada pelos motores refrigerados a ar instalados na traseira. A presidência da empresa acreditava que manter mecânica semelhante à do Fusca propagaria sua boa reputação.

Mas não era bem assim. Além de visualmente estranhos, os Volkswagen daquela época (como o Typ4) não eram tão atraentes e eram menos estáveis que seus concorrentes com motores dianteiros.

MOTOR DE COMPRESSÃO INTERMEDIÁRIA
O “mittledruckmotor” era o principal ativo da Auto Union (Reprodução/Audi)

Com a compra da Auto Union, a Volkswagen passou a se dedicar ao F103, que logo passaria a ser chamado de Audi 72, por causa da potência de seu motor. Logo surgiriam os Audi 75, Audi 80 e Audi Super 90.

Em 1969, a fabricante alemã NSU seria integrada à Auto Union. Nascia ali a Audi que conhecemos hoje, que teria seus esforços direcionados para a nova geração do F103.

O novo carro receberia versões atualizadas do motor de compressão intermediária, agora com radiador do lado esquerdo e comando por correia dentada. Também mantinha a suspensão dianteira independente, mas agora do tipo McPherson, mais barata e simples.

Audi 80 LS 1972
Audi 80 LS 1972 (Divulgação/Audi)

Este projeto deu origem ao Audi 80, lançado em 1972 com três opções de motores da nova família EA-827: 1.3 de 55 cv, 1.5 de 75 cv e 1.5 de 85 cv. Foi tão marcante a nomenclatura de seuas versões, L, S, LS, GL e GLS, durou décadas.

Na árvore genealógica da Volkswagen, o Audi 80 é o pai do primeiro Passat, lançado em 1973 na Europa. Em 1974 ele já estava em produção no Brasil com a carroceria Fastback nas versões Standard e L.

passat 1974
Passat chegou ao Brasil em 1974 e era considerado o carro mais avançado da época (HIROTO YOSHIOKA/Quatro Rodas)

O motor era sempre o 1.5 com carburador de corpo simples e taxa de compressão de 7,4:1, reduzida em relação ao europeu. Chamado de motor BR, ele rendia 65 cv (DIN) e 10,3 mkgf de torque, e sempre estava combinado ao câmbio manual de quatro marchas.

Ainda assim, era considerado o carro mais moderno do Brasil à época. Não era só pelo motor, com desempenho melhor e menores índices de consumo e ruído frente aos refrigerados a ar, mas também pelo projeto do carro e pelo design assinado por Giorgetto Giugiaro.

Basta comparar o Passat com a Brasilia, lançada exatamente um ano antes.

Motor 1.5 do Passat LS
Motor 1.5 do Passat LS 1978 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 1976 o Passat ganharia a famosa versão TS, com o motor com deslocamento aumentado de 1471 cm³ para 1588 cm³ (1.6 l) e dotado de carburador de corpo duplo alemão.

Era o motor BS, que rendia 80 cv e 12 mkgf de torque, o suficiente para tornar o Passat tão rápido quanto os concorrentes com motores de 6 ou 8 cilindros.

Volkswagen Kombi Diesel
A Kombi Diesel tinha o radiador instalado na dianteira (Divulgação/Volkswagen)

O motor 1.6 ainda ganharia uma versão diesel, que estrearia na Kombi em 1981. Tinha parcos 50 cv e 9,5 mkgf de torque, mas no Brasil só durou até 1986: posicionado na traseira, ele sofria com o arrefecimento deficiente.

Este motor fez sucesso em modelos para exportação, como algumas raras Saveiro a diesel que vez ou outra aparecem anunciadas no Brasil.

Água para todos

Demorou um pouco para os motores do Passat chegarem a outros carros. O Gol foi lançado em 1980 com motor 1.3 refrigerado a ar, mas o Voyage chegou ao mercado em 1981 com o 1.5 BR e no ano seguinte recebeu o 1.6 junto com a recém-lançada Parati.

volkswagen-passat-1983-01-copy
O Volkswagen Passat 1983 estreou os motores MD-270 (Divulgação/Volkswagen)

Mas o Passat continuava com o que havia de mais moderno. Em 1983 ele ganharia faróis quadrados e o motor 1.6 MD-270, atualização do motor BR com taxa de compressão maior (12,0:1 na versão a álcool e 8,3:1 na versão a gasolina), novos comando e pistões, além de carburador de corpo duplo e ignição eletrônica de série.

Rendia 72 cv com gasolina e 81 cv com álcool, e sempre 12 mkgf de torque e ficou conhecido como motor Torque, justamente por entregar força em rotações mais baixas.

Motor 1.8 do Gol GT
Motor 1.8 MD-270 do Gol GT (Claudio Laranjeira/Quatro Rodas)

Os motores refrigerados a água só chegariam ao Gol em 1984, a nova versão GT ganhou o potente 1.8 MD-270 de 99 cv. No ano seguinte foi a vez dos L e LS receberem o 1.5, já com câmbio manual de cinco marchas como opcional.

Só que os motores MD-270 cobraram o preço das mudanças: suas bielas eram muitos curtas, de 136 mm, e o virabrequim tinha curso maior.

Se por uma lado essas características aumentavam o torque, por outro fazia com que os motores vibrassem muito.

vw quantum
Volkswagen Santana Quantum 1985 (Divulgação/Volkswagen)

O motor AP, sigla para Alta Performance, surgiu em 1985, quando a Volkswagen corrigiu esse problema.

Instalaram bielas maiores, de 144 mm, pistões de maior diâmetro e virabrequim com menor curso (comparando os 1.6 entre si). Foi o suficiente para garantir aos 1.6, 1.8 e 2.0 8 válvulas um ótimo funcionamento.

Acontece que a biela se movimenta de um lado para outro a medida que o virabrequim gira, formando um ângulo em relação a base do cilindro.

Quanto menor o ângulo, maior é a força lateral que os pistões, movimentados pelas bielas, exercem nas paredes dos cilindros. É essa força que gera a tal vibração e torna o funcionamento do motor áspero. 

Santana Ex
Motor do Santana EX 1990 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Futuramente, o motor AP ganharia versões com cabeçote de fluxo cruzado (admissão por um lado e escape por outro), injeção eletrônica, flex e até com cabeçote 16V – que receberia bielas ainda maiores, de 159 mm. Mas a receita básica estava definida.

Neste momento, o motor 1.6 AP (AP-600) gerava 80 cv e 12,4 mkgf com gasolina e 90 cv e 12,7 mkgf com álcool. Já a versão 1.8, AP-800, tinha 85 cv e 14,9 mkgf de torque com gasolina e 92 cv e 15,2 mkgf com álcool.

Ainda tinha o AP-800S, com 99 cv e 14,9 mkgf, dos Santana, Gol GT e Passat GTS Pointer.

Gol Total Flex, lançado em 2003 com motor 1.6
Gol Total Flex, lançado em 2003 com motor 1.6 (Marcelo Spatafora/Quatro Rodas)

A versão 2.0, também conhecida como AP-2000, seria lançada em 1988 com 99 cv e torque de 16,2 mkgf com gasolina e 112 e 17,3 mkgf com álcool no Santana.

Mas o AP-2000 seria destaque no Salão do Automóvel daquele ano, quando o Gol GTI estrearia sua versão com injeção eletrônica, tornando-se o primeiro nacional com o sistema.

Com processadores controlado a injeção de gasolina, rendia 120 cv e 18,35 mkgf. Além disso, pegava de primeira, era mais suave e ainda consumia e poluia menos. 

Com injeção eletrônica, motor 2.0 do GTi era mais suave e silencioso
Com injeção eletrônica, motor 2.0 do GTi era mais suave e silencioso (Marco de Bari)

Também coube ao motor AP o título de primeiro motor flex do Brasil, em 2003. Podendo queimar etanol e gasolina em qualquer proporção, o 1.6 rendia 99/101 cv com gasolina e álcool, respectivamente, no Gol Total Flex. O 1.8 surgiria depois com 103/106 cv.

Na longitudinal, levemente inclinado para a esquerda e com o radiador do seu lado direito, o motor Volkswagen AP chegou ao fim com a Parati, em setembro de 2012.

Motor do Audi 80 1972
Motor do Audi 80 1972 (Divulgação/Quatro Rodas)
Motor do Gol Power 1.8
Motor do VW Gol Power 1.8 Total Flex 2005: mesma disposição dos elementos (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.