O lavador de carros de luxo que virou dono de loja e ídolo na internet
Tiago TCar tem milhões de seguidores no Instagram, atende artistas e jogadores de futebol e tem até fãs que tatuaram o seu rosto como agradecimento
O paulistano Tiago Fernandes, 42 anos, conhecido atualmente na internet como Tiago TCar, tem como seu maior orgulho a sua própria história de superação.
Aos 15 anos, foi contratado para ser office boy de uma loja de carros de luxo, mas fazia de tudo um pouco – incluindo lavar todos os carros, atender telefone, tirar lixo e limpar as mesas. “Fazia muito mais do que era a minha função, mas percebi que ali teria uma oportunidade de crescimento. Fui promovido para motorista três anos depois e, após mais três anos, para vendedor”, conta Tiago.
Quando chegou a esse patamar passou de um salário de cerca de R$ 300,00 para R$ 5.000. “Eu descobri que tinha o dom de vendedor e comecei a vender muito e a cada mês aumentavam as comissões. Mas não deixei o sucesso subir pra cabeça, eu guardava o máximo de dinheiro que podia, continuei morando no mesmo lugar, não mudei em nada o meu padrão de vida.”
Após 11 anos ele havia guardado R$ 100.000 e, aos 27 anos, pediu demissão da loja para abrir o próprio negócio. “Outra questão que percebi logo de cara é que o vendedor tem má fama e por isso a honestidade tem ainda mais valor nessa profissão. Eu sempre expunha qualquer problema que o carro tinha e, se houvesse alguma repintura da lataria, eu já falava logo no começo da conversa. Com essa conduta fui ganhando cada vez mais clientes”, conta TCar.
Com o dinheiro que juntou, comprou quatro carros populares: VW Gol e Fox, Fiat Palio e Chevrolet Meriva. “Nesse momento já comecei a entender que a apresentação é uma parte importante do negócio e apresentava os carros para os possíveis compradores em um posto de combustível mais arrumado na avenida perto da minha casa, a partir daí fui comprando e vendendo cada vez mais carros até montar a minha loja, em 2008”, afirma TCar.
Neste momento, sua mãe ainda trabalhava como faxineira na primeira loja onde trabalhou como lavador de carro e ela foi sua primeira funcionária, responsável pela parte de documentação. “No começo, ainda lidava com carros de entrada, mas assim que pude, fiz um empréstimo no banco e comprei carros importados, nos quais a margem de lucro era maior.” Em 2010 já tinha no seu estoque apenas carros de luxo, de marcas como Mercedes, Audi e BMW, e em 2012 dobrou a loja de tamanho.
A loja ficava localizada em uma rua residencial do bairro Vila Carrão, na zona leste de São Paulo, e devido a quantidade de carros começou a chamar atenção até demais.
“Em 2016 fui assaltado e levaram dois carros do showroom. Neste dia percebi que não podia mais permanecer em um bairro com o aluguel mais barato e teria que arcar com um custo mais alto em um bairro mais nobre e estar mais próximo da minha clientela”, conta Tiago.
Neste mesmo ano se mudou para o bairro do Tatuapé e resolveu montar uma loja luxuosa, sem seguir o padrão de loja de seminovos. “A intenção era que a loja se parecesse com um showroom de concessionária de luxo e com toda essa reforma gastei todo o meu dinheiro. Tive que vender meu apartamento para poder comprar um novo estoque de carros, mas valeu muito a pena.”
Com uma loja imponente, repleta de carros cobiçados, a loja começou a chamar atenção de artistas, como Cesar Menotti e Wesley Safadão, e jogadores de futebol, em especial do Corinthians, pois a loja é perto do estádio do time.
“Percebi que ali eu tinha uma oportunidade de atrair essa clientela qualificada e comecei a fazer vídeos com cada um deles e a postar no perfil da loja no Instagram”, conta Tiago, que não imaginava o sucesso que iria ter com a empreitada. De dono de loja, acabou tornando-se influenciador e até palestrante.
Atualmente, ministra palestras para outros empreendedores que querem construir uma história de sucesso. Ele tem dois perfis no Instagram, um com 3,2 milhões de seguidores e outro com mais de 1 milhão. Em ambos ele têm contratos publicitários.
Além dos vídeos com artistas, Tiago também promove conselhos de carreira e empreendedorismo e compartilha as dificuldades que enfrentou para conquistar o sucesso. “Acabei, de forma indireta, ajudando algumas pessoas a mudarem suas vidas para melhor e tenho três fãs que chegaram até a tatuar o meu rosto na pele, e fico muito feliz e emocionado por fazer a diferença na vida dessas pessoas.”
Questionado se ainda tem algum sonho para realizar, Tiago é categórico em dizer que gostaria de transformar a TCar, que já tem 16 anos de história, em uma concessionária de uma marca de luxo. “Já fui até procurado por marcas chinesas, mas o meu sonho é trabalhar com as marcas que mais admiro, como Mercedes, BMW e Audi”, conclui.