O Porsche 935 número 4 (de 77 unidades produzidas) está exposto em São Paulo
Inspirar-se na estética de um carro de competição nem sempre é uma tarefa fácil, mas a Porsche encarou de maneira exemplar esse desafio e reinterpretou o 935/78, modelo que participou das 24 Horas de Le Mans em 1978 neste novo 935.
A série especial é limitada a 77 unidades e o exemplar de número 4 pode ser visto de perto, em exposição, na concessionária Stuttgart, da Porsche, em São Paulo (SP) e QUATRO RODAS foi até lá pra registrar esse esportivo lendário.
O modelo foi criado em comemoração aos 70 anos da marca alemã e carrega as características marcantes do bólido de 1978.
A frente e a traseira esticados vêm de uma brecha no regulamento descoberta por Norbert Singer, então engenheiro da Porsche. Singer percebeu que poderia modificar os para-lamas e capô de uma forma que melhorasse a aerodinâmica.
O público logo batizou o modelo de “Moby Dick”, em alusão à baleia e por causa das formas da carroceria.
A versão moderna é equipada com motor seis-cilindros boxer 3.8 litros biturbo que despeja 700 cv nas rodas traseiras.
O câmbio é o PDK automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
A carroceria foi construída com peças de fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP). No interior, a manopla da alavanca de câmbio tem design de madeira laminada inspirado em modelos de corrida como o 917, o 909 Bergspyder e o lendário Carrera GT.
O volante feito de fibra de carbono e o cluster digital colorido vieram emprestados da edição de 2019 do nervoso 911 GT3 R.
Como não será comercializado, este Porsche 935 não tem preço. Mas em 2018 cada uma das 77 unidades foi negociada com valor inicial de 700.000 euros, cerca de R$ 3 milhões na época (R$ 4.200.000, hoje).
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