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Porsche 911 GT2 RS ganha 30 cv graças a pistões feitos por impressoras 3D

Material está em fase de testes e, por isso, ainda não equipa carros de produção, mas segundo a Porsche rendimento é melhor que dos convencionais

Por Daniel Telles
Atualizado em 15 jul 2020, 20h36 - Publicado em 15 jul 2020, 15h21
911 GTS já é o mais rápido de todos os 911 e pode ganhar ainda mais potência (Divulgação/Porsche)

Os pistões são itens fundamentais para o funcionamento do carro. São eles que iniciam o trabalho mecânico, se movimentando para cima e para baixo, a partir da expansão dos gases queimados no interior do propulsor.

Cada uma das peças geralmente é forjada em alumínio ou liga de alumínio, mas isso pode estar com os dias contados – pelo menos nos carros da Porsche.

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Isso porque, em parceria com a fornecedora de peças Mahle e com a empresa de tecnologia Trumpf, a Porsche vem desenvolvendo pistões feitos a partir de impressoras 3D, que poderiam aumentar a potência de seus carros.

Jogo de seis pistões foi desenvolvido em conjunto pela Mahle e pela Trumpf (Divulgação/Porsche)

O material utilizado é um pó metálico de alta pureza, que é modelado por um processo chamado fusão metálica a laser, no qual o calor dos raios derretem o metal, conferindo o formato desejado para a peça.

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(Divulgação/Porsche)

De acordo com a Porsche, os pistões fabricados pela impressora 3D ainda pesam 10% a menos que os tradicionais e apresentam um duto de refrigeração fechado e integrado, que seria impossível adicionar com outra técnica.

Motor twin-turbo gera 690 cv e pode ganhar mais 30 cv (divulgação/Porsche)

Até agora um jogo de seis peças foi desenvolvido para ser testado no Porsche 911 GT2 RS.

(Divulgação/Porsche)

O esportivo usualmente conta com um motor twin-turbo de 690 cv e já tem o título de 911 mais potente da história. Ocorre que, equipado com os pistões 3D, o modelo apresentou um ganho de 30 cv, chegando ao total de 720 cv de potência.

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Apesar dos bons resultados iniciais, ainda não há testes que comprovem se a durabilidade dos novos pistões é tão grande quanto a dos convencionais, forjados.

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A Porsche também não apresentou uma previsão para colocar a peça na linha de produção e nem o preço estimado.

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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