Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

O comerciante apaixonado por esportivos japoneses

Fascinado pela preparação dos carros, Renne Arantes Gonçalves têm em sua garagem 8 modelos - entre eles Supra e 3000GT

Por Giovana Rampini Atualizado em 12 set 2018, 18h55 - Publicado em 11 set 2018, 14h09
Velocidade e força: paixão tatuada no peito e na lataria Alexandre Battibugli/Quatro Rodas

Renne Arantes Gonçalves não tem olhos puxados, mas não resiste a um carro japonês.

Tudo começou em 2001, depois que o comerciante assistiu ao filme Velozes e FuriososEle saiu do cinema apaixonado por um Toyota Supra. Esse novo amor o levou a uma busca intensa na internet, até que, em 2006, encontrou seu objeto de desejo em um anúncio.

O flerte terminou em namoro e o fã levou para casa o tão sonhado Supra Turbo RZ 1994.

Quando o adquiriu, a princípio, ele imaginava que não mexeria em um único parafuso. Mas o destino dos dois não queria que fosse assim. Rodas, molas de suspensão, kit aerodinâmico e motor, peça por peça, todas foram modificadas ou substituídas. Desde então, a preparação de automóveis se tornou um vício. 

“Existe essa cultura no Japão de preparar o carro. Desde os anos 90, os japoneses já utilizam carros com mais de mil cavalos”, comenta. 

Continua após a publicidade

Aqui o foco é a eficiência: carros leves com motores pequenos e muito potentes Alexandre Battibugli/Quatro Rodas

O xodó do dono sempre chamou atenção. Mas era a hora de dividir a devoção com novos amores. E novas companhias conquistaram o coração do empresário. Um Mazda RX-7 1993 e um Mitsubishi 3000GT 1994 passaram a dividir sua garagem.

Aos 32 anos, Renne ainda não pôde ir ao Japão. Mas já é conhecido pelo seu gosto para carros e sempre é apresentado a novos esportivos japoneses.

Hoje a coleção conta com oito carros. Além dos já citados, ele tem quatro modelos da Nissan (GT-R 2011, Skyline R33 GT-R V-Spec 1995, 350Z 2008 e um 300ZX Turbo Steve Millen 1991) e um Subaru Impreza WRX STI 2011. “Esses carros são como filhos para mim. E, como um verdadeiro pai, não consigo dizer de qual filho gosto mais. Não tem como”, fala Gonçalves. 

Alguns deles vieram com aventuras, como o GT-R, que veio de guincho de Brasília para São Paulo. O 3000GT VR-4, o Impreza WRX e o 300ZX vieram do Rio de Janeiro, Cascavel e Passo Fundo, respectivamente. Foi o próprio Renne quem os levou rodando até Itatiba (SP), onde mora.

Todos os esportivos foram modificados após a compra. Renne conta que, ao preparar um motor, é necessário modificar todo o conjunto: de suspensão a freio, tudo precisa melhorar para aumentar a eficiência. E, claro, o visual não fica de fora.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)