Novo VW Virtus 2023: preços, versões, equipamentos, motores e mais
Com novos motores e versões, sedã de entrada da Volkswagen aposta em preço agressivo e equipamentos fartos desde a versão de entrada
O novo Volkswagen Virtus 2023 acaba de ser anunciado, e o sedã de entrada da Volks (lembre-se que o Voyage saiu de linha) mudou muito e pouco ao mesmo tempo. Explicamos: ainda que tenha passado por uma leve reestilização, as principais novidades do Virtus estão além da mecânica e do rearranjo de versões, que têm preços agressivos, pois há novos equipamentos que o novo Polo não tem.
Assim como no Polo, porém, as duas versões de entrada do sedã foram simplificadas. Trazem, principalmente, motor 1.0 TSI mais fraco (116 cv) e detalhes como freio a tambor no lugar dos discos no eixo traseiro. É parte do segredo para, mesmo com a inflação, a fabricante alemã ter barateado em quase R$ 20.000 frente ao carro vendido em 2022. Justamente porque as antigas versões de entrada com motor 1.6 saíram de linha no fim de 2021.
Mesmo níveis de equipamento que se mantiveram, como as versões Comfortline e Highline, porém estão nominalmente mais em conta. Seria o efeito Stellantis chacoalhando os escritórios de São Bernardo do Campo (SP)?
Preços do novo Volkswagen Virtus 2023
- VW Virtus 170TSI manual: R$ 103.990 (mantido)
- VW Virtus 170TSI automático: R$ 114.390 (era R$ 112.990)
- VW Virtus Comfortline 200TSI: R$ 123.390 (era R$ 121.990)
- VW Virtus Highline 200TSI: R$ 131.730 (era R$ 130.030)
- VW Virtus Exclusive 250TSI: R$ 144.990 (mantido)
Valores para abril de 2023
Motores do novo Volkswagen Virtus 2023
MOTOR MAIS FRACO Repetindo a estratégia do Polo, a Volkswagen trouxe às versões de entrada do Virtus o motor do bom e velho Up!, rebatizado de 170 TSI. A diferença é que, no finado compacto, o 1.0 turbo rendia 105 cv e 16,5 kgfm; no sedã, a potência subiu para os 116 cv e o torque se manteve.
Identificado apenas como “TSI”, esse motor 1.0 mais fraco equipa as duas versões de entrada, com transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis. Segundo dados do Inmetro, o Virtus TSI manual faz 13,8 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada) com gasolina. A versão automática atinge 12,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada). Equipado com esse motor, o sedã vai de 0 a 100 km/h entre 10,5 s e 11,2 s, a depender da transmissão e do combustível utilizado.
MOTOR INTERMEDIÁRIO Nas versões intermediárias, o motor também é um meio-termo. Quem entra em cena a partir do Virtus Comfortline é o bem conhecido 1.0 turbo 200 TSI, com 128 cv e 20,4 kgfm. O três-cilindros também equipa o Virtus Highline — segundo mais caro da gama — e está sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas.
MOTOR MAIS POTENTE Esqueça o Virtus GTS. A versão esportiva do carro não existe mais, e deu lugar ao Virtus Exclusive, cujos detalhes explicamos mais abaixo no texto. Não parece coincidência que o “mini-Jetta” traga o mesmo motor 1.4 turbo das antigas versões de entrada do sedã médio. O 250 TSI, como é chamado, entrega 150 cv e 25,5 kgfm, mais uma vez ligado ao câmbio automático de seis velocidades.
O que mudou por fora?
A Volkswagen não é conhecida exatamente por ousar no campo estético. Desse modo, considerando o histórico da marca, o Virtus teve mudanças consideráveis.
O para-choque dianteiro traz desenho inédito, um desejo específico do diretor de design da marca, José Carlos Paone. “Eu achava a frente curtinha demais”, explicou. Foi a deixa para alterar, também, os faróis (de leds em todas as versões) e outros nichos.
A traseira ganhou difusores e uma nova assinatura luminosa, com o nome do carro por extenso — segundo Pavone, a superfície do porta-malas é inspirada em barcos. Outra novidade são as rodas de aro 17 com desenho mudado e um novo tom de azul disponível para a carroceria.
Fotos do VW Virtus 2023
Volkswagen Virtus TSI MT 2023 (R$ 103.990)
O novo Virtus mais barato não quer saber de modéstia: o TSI MT já chega agradando em termos de segurança, com seis airbags e frenagem automática pós-colisão. Também há quadro de instrumentos digital de 8’’ (com conta-giros, viu Polo?), central multimídia de 6,5’’, piloto automático (que o Polo não tem), iluminação full-led, retrovisores elétricos e sensor de estacionamento.
As rodas são de aro 15, mas também de liga leve. Há monitoramento da pressão dos pneus, carregador de celular por indução e quatro alto-falantes.
Volkswagen Virtus TSI AT 2023 (R$ 112.990)
Mais do que o câmbio automático, o Virtus TSI AT sabe explorar os benefícios dessa transmissão. Principalmente com a inclusão do controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e a frenagem autônoma de emergência (AEB), equipamentos que não estão presentes nem mesmo no novo Polo GTS.
Também entram em cena o sistema star-stop e o volante com borboletas para trocas de marcha. Os passageiros da segunda fileira ganham saídas de ar e duas entradas do tipo USB-C.
Volkswagen Virtus Comfortline 2023 (R$ 121.990)
Obviamente o grande incremento que vem junto ao Virtus Comfortline é o motor 1.0 turbo de 128 cv, mas não para por aí. Também entram em cena rodas de liga de aro 16, seis alto-falantes (dois a mais) e ar-condicionado digital.
Os faróis de neblina passam a ser de led e a tecnologia é ampliada com a câmera de ré. Bancos e painel ganham revestimento em couro e a chave presencial também serve como indicado de proximidade para liberação das portas no embarque.
Volkswagen Virtus Highline 2023 (R$ 130.030)
Uma vantagem interessante do Virtus Highline não está no carro: nessa variante, as três primeiras revisões serão gratuitas. Outros detalhes acrescentados incluem retrovisores rebatíveis, quadro de instrumentos digital um pouco maior, com 10,25’’, e central VW Play de série. Também há melhoria no nível de acabamento interno, sensores de chuva e luminosidade e detector de fadiga.
Volkswagen Virtus Exclusive 2023 (R$ 144.990)
Substituindo o agora aposentado GTS, o novo Virtus Exclusive altera o foco do topo de linha do sedã: “é uma esportividade mais sóbria”, explica JC Pavone, reforçando a ideia de que o papel desse carro é ocupar a lacuna deixada pelo Jetta 1.4. Mas a inspiração para o nome da versão vem do Santana.
Como citado, esse motor, com 150 cv e 25,5 kgfm, está presente. Junto dele vêm as rodas de aro 18 e para-choques próprios, com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira — que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor.
Os bancos de couro ganham novo aspecto e costura dupla, que também está presente no resto da cabine. A estética é completada pelas rodas de aro 18 e aerofólio traseiro. Quem se apaixonou pelo carro, todavia, precisará esperar: o Virtus Exclusive chegará um pouco mais tarde que o resto ainda da linha, mas ainda no primeiro semestre, garante a Volks.