O Volkswagen Tiguan se despediu do Brasil no final de 2021, mas restou a dúvida se foi um adeus ou um até breve. Isso porque a montadora ainda estuda seu retorno ao mercado nacional. Enquanto isso não acontece, a nova geração vai sendo aos poucos revelada na Europa.
Nesses contatos com as mulas de teste, como sempre, havia camuflagem na carroceria, que impediam de ver com maiores detalhes as novidades no design do Tiguan. Mas mesmo assim, já era possível notar algumas diferenças mais nítidas.
Agora, três fotos vazaram e entregam completamente o novo visual do SUV. Uma é da dianteira, outra da traseira e por fim, do painel no interior. As imagens foram divulgadas pela página do Facebook, MQB-Coding & Retrofit, ontem (22).
Os vazamentos confirmam o jeitão de elétrico da nova geração do Tiguan. A grade superior é mais fina que a última e ostenta o logo da VW. Ela ostentará a barra de led que interliga os faróis. Por falar neles, o formato se mantém praticamente inalterado, porém o desenho dos DLRs é novo, tendo apenas um contorno na parte superior. Mais abaixo, a grade inferior conta com barras horizontais e, aparentemente, é fechada.
A traseira passou por uma reformulação completa. As lanternas separadas dão lugar a uma peça de plástico preto, no mesmo estilo da que temos no T-Cross e Nivus, porém com desenhos internos próprios. O para-choque é mais simples que o da geração passada, perdendo as saídas falsas de escape.
Outro detalhe interessante que vemos no novo Tiguan está nas suas linhas. Antes, o SUV tinha vincos bem marcados e retilíneos, que passavam um aspecto mais geométrico. As novas linhas são mais suaves e arredondadas, como pode ser visto nos para-lamas, por exemplo.
Por dentro, o Tiguan adotou um traço bem moderno e que já é usado pela família de elétricos ID da Volkswagen. A alavanca de câmbio, agora, encontra-se na coluna de direção, liberando assim mais espaço no console central. Por lá, o que temos é um seletor giratório batizado de ‘Driving Experience Switch’.
Além de servir como um seletor de modos de condução, ele também poderá controlar diversas funções do carro, como configurações do rádio e até da suspensão. Tudo isso, combinando as funções de girar e apertar o seletor. No mais, podemos destacar as telas de 10,25 polegadas do quadro de instrumentos e de 15 polegadas para a central multimídia.
A única coisa que não sabemos é qual será a potência do novo Tiguan. É certo apenas que ele usará a plataforma MQB Evo, que já equipa o Golf de oitava geração. Também está confirmado que o SUV terá motorizações a gasolina, diesel e híbrida, mas nada de elétrico a bateria.
A estreia oficial do novo Volkswagen Tiguan está marcada para o Salão de Munique, no mês de setembro. A sua chegada em mercados como Europa e Austrália, deve ocorrer já em 2024.
Nos EUA ele não será vendido, já que por lá, o atual Tiguan Allspace será substituído pelo chinês Volkswagen Tayron de sete lugares, que também será vendido no velho continente ao lado da próxima geração do Tiguan. É pouco provável que o Brasil receba a nova geração do SUV, o que já está praticamente garantido — com direito a flagra — é uma versão reestilizada do Allspace americano, também para sete ocupantes.