Novo Toyota C-HR será híbrido com design mais empolgante que Corolla Cross
Ainda não há muitas informações, mas o SUV terá versões plug-in e híbrida leve, que podem usar mecânicas do Corolla Cross e do Prius
Em vez do Corolla Cross, o principal SUV da Toyota é o C-HR. Após 5 anos à venda, a fabricante japonesa continua os ensaios para uma mudança radical do SUV. A primeira delas foi o conceito Small SU EV, apresentado pela marca no final de 2021. O segundo protótipo acaba de ficar pronto.
Além do visual mais moderno, o chamado Toyota C-HR Prologue tem dianteira muito parecida com o primeiro conceito, trazendo faróis finos e em forma de C. A principal diferença está na grade, que manteve o desenho do protótipo, mas adotou a cor preta, excluindo os antigos detalhes em cinza.
Em relação ao C-HR atual, o Prologue traz mais vincos nas laterais, deixando-o menos arredondado e mais geométrico. Na traseira, chama a atenção o novo conjunto de luzes, que acompanham e contornam o caimento do teto. As cores foram outra ousadia da Toyota, misturando cinza, preto e detalhes em amarelo.
Infelizmente, a Toyota ainda não divulgou imagens do interior, mas garantiu que o novo C-HR será “mais espaçoso e prático que o anterior”. É provável que ele tenha itens mais tecnológicos e uma central multimídia maior.
Nesta nova geração, a intenção é que o SUV seja lançado apenas com motorizações híbridas plug-in e leve. Será uma forma de complementar o catálogo de modelos híbridos no continente europeu. Na China, o SUV compacto tem uma versão totalmente elétrica, mas a montadora não disse se ele será atualizado para a nova geração.
A Toyota também não especificou dados sobre o trem de força e baterias. É possível que o C-HR Prologue use uma versão atualizada da arquitetura TNGA-C, com motorização semelhante a do novo Prius na sua versão plug-in (283 cv e autonomia elétrica em torno dos 60 km). Isso abre margem para que o SUV traga o sistema de carregamento solar, que no monovolume pode gerar até 1.250 km de autonomia por ano.
Para a variante híbrida leve, a suspeita é que o C-HR use um conjunto semelhante ao do Corolla Cross europeu, que chega a ter 197 cv e 21 kgfm. Mas, para os dois casos, os números de potência, torque e consumo podem variar, já que trata-se de um modelo com dimensões diferentes.
Por falar em dimensões, o C-HR Prologue parece ter ficado um pouco menor em relação a versão atual, o que o colocaria logo abaixo do Corolla Cross e acima do Yaris Cross. O visual segue a linha de design atual da Toyota para os modelos híbridos, deixando-o mais ousado e esportivo.
O Toyota C-HR Prologue irá substituir a geração atual nas linhas e produção da fábrica da Toyota na Turquia. Já as baterias serão produzidas em outra planta, também europeia, com as células sendo importadas. Não há informações sobre a venda em outros mercados. No passado, o CH-R chegou a ser esperado no Brasil, mas sua vinda foi cancelada pela fabricante.