Novo Touareg tem motor de Amarok e plataforma de Lamborghini
Maior SUV da marca alemã tem até condução semiautônoma, mas pode não vir para o Brasil
A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (23), na China, a terceira geração do Touareg. O maior SUV da marca está ainda maior e ganhou o status de modelo mais avançado da fabricante alemã.
Construído sobre a plataforma MLB, a mesma de Audi Q7, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus, o novo Touareg chegará recheado de novas tecnologias, numa clara intenção de concorrer com rivais de marcas de luxo.
Nas versões mais equipadas do modelo, o interior se destaca pelas duas grandes telas: uma de 12 polegadas para o painel de instrumentos digital e outra de 15 polegadas para a central multimídia, que também é responsável por quase todos os comandos do carro.
Outros recursos tecnológicos disponíveis são câmera de visão noturna, modo semiautônomo que conduz o carro em velocidades de até 60 km/h e faróis de led adaptativos, capazes de modular o facho.
Para facilitar as manobras, o Touareg tem com eixo traseiro direcional. O sistema faz com que as rodas traseiras girem ao sentido oposto das dianteiras em manobras, diminuindo o raio de giro.
Isso é importante, pois Touareg está maior. Com o objetivo de melhorar o espaço interno, o modelo cresceu 4,4 cm na largura (passando a 1,98 m) e 7,7 cm no comprimento (4,87 m). Na altura ele ficou 0,7 cm mais baixo (1,70 m).
Mesmo maior, o utilitário ficou mais leve. Devido ao uso de alumínio em maior quantidade, são 106 kg a menos em relação a geração anterior. Já o porta-malas cresceu de 697 litros para 810 l, sem rebater o banco.
No início das vendas o novo Touareg terá dois motores V6 3.0 turbodiesel, com 231 cv e 285 cv (o mesmo da Amarok V6). Mais tarde ainda ganhará um V6 a gasolina com 340 cv e um V8 4.0 turbodiesel com 421 cv.
O Touareg ganhará uma versão híbrida plug-in com potência combinada de 367 cv. No início estará disponível apenas na China, mas mais tarde também será vendido na Europa.
O design exterior traz a nova identidade visual da Volkswagen. Na dianteira, onde concentra as principais mudanças, o desenho lembra o cupê de quatro portas Arteon. Já na traseira foram mantidas as linhas gerais da geração anterior.
A Volkswagen parece ainda não ter planos de trazer o novo Touareg para o Brasil. Recentemente, a marca anunciou 20 lançamentos para os próximos dois anos no pais, mas o modelo não constava na lista.