Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo motor a diesel mais eficiente do mundo tem 530 cv e é chinês

Seis cilindros de 13 litros da Weichai gera 530 cv e, mesmo assim, é o motor a diesel mais eficiente do mundo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jul 2024, 15h16 - Publicado em 26 jul 2024, 10h03
Weichai Power WP13
 (Weichai/Divulgação)
Continua após publicidade

Os chineses tracionam a evolução dos motores elétricos, mas também surgiu na China aquele que promete ser o motor diesel mais eficiente do mundo. E não se trata de um motor pequeno, mas um seis cilindros 12,5 litros de 530 cv e 255 kgfm que poderá ser usado em caminhões, embarcações ou em aplicações estacionárias.

Quando se fala na eficiência de um motor, a intenção é estabelecer sua eficiência térmica: a fração de calor do calor gerado  que realmente é convertida em trabalho. No caso deste motor por um motor de combustão interna a diesel, desenvolvido pela Weichai Power, a eficiência é de 53,09%.

Weichai Power WP13
(Weichai/Divulgação)

É como se um ser humano fosse capaz de percorrer 100 metros rasos em 9 segundos – o recorde de Usain Bolt é  9 segundos e 58 centésimos.

Continua após a publicidade

A eficiência média do motor Weichai WP13 ficava ao redor dos 46%. O que a Weichai fez foi se dedicar a otimizar um de seus motores da série WP13 ano após ano. Conseguiram 50,23% em 2020, após dois anos de desenvolvimento em parceria com a Bosch. Em 2022 conseguiram duas evoluções: chegar a 51,09% para meses depois anunciarem que a eficiência já havia alcançado os 52,28%.

Weichai Power WP13
Weichai Power WP13 convencional (Weichai/Divulgação)

Para chegar ao resultado atual, de 53,09%, os ganhos vieram da otimização da combustão (0,3% com uso de alta expansão), do turbocompressor de fluxo misto (0,25%), maior eficiência na injeção (0,2%) e novos componentes de baixa fricção (0,15%).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O novo índice de eficiência foi certificado pela chinesa CATARC e pelo TÜV SÜD. De acordo com a empresa, a melhora da casa dos 45% para os 53,09% representa uma redução no consumo de diesel e das emissões na ordem de 14%. Ou seja, há benefícios econômicos e ambientais. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.