Novo motor 2.0 turbo da Mercedes é feito na China e promete 20 km/l
Chamado de M252, novo motor turbo terá assistência híbrida leve e vai estrear junto com a nova geração do Mercedes CLA
A Mercedes-Benz está preparando sua nova família de motores. Chamada de FAME (de Family of Modular Engines), essa nova linha tem como principal estrela o M252, o primeiro motor da família a ser apresentado e que terá como foco a economia de combustível.
Esse é um movimento que muitas empresas estão fazendo: deixar a eletrificação total de suas linhas de lado e focar em novos motores a combustão mais eficientes e menos poluentes. É isso que a Mercedes fez com o M252, que inclusive, irá trabalhar com sistema híbrido leve de 48 volts.
Claro, que a empresa alemã não está trabalhando sozinha nisso. O novo quatro cilindros M252 será fabricado na China pela Horse, a joint venture fundada pela Renault e pela Geely. Inclusive, esse motor estreará primeiro no novo CLA.
Então vamos ao que torna o novo 2.0 turbo da Mercedes — e da Renault — tão eficiente. Primeiro, ele trabalha em ciclo Miller em vez do ciclo Otto dos antecessores. De maneira semelhante ao ciclo Atkinson, o Miller reduz o consumo do motor em cargas parciais, que é a mais comum na condução do dia-a-dia. Ou seja, a válvulas de admissão se fecham mais tarde do que no ciclo Otto, permitindo que o M252 trabalhe em uma taxa de compressão mais alta, de 12:1, beneficiando assim a economia de gasolina.
Fora isso, o motor ainda terá um sistema híbrido leve de 48 Volts, que funciona daquele jeito que já conhecemos. Mas nesse caso, o motor elétrico de 27 cv — instalado na nova caixa de dupla embreagem de oito velocidades — além de auxiliar o M252 em cenários de baixa velocidade, também permite que o carro ande em roda livre (modo velejar) até velocidades em torno dos 100 km/h. A montadora também afirma que o motor elétrico poderá recuperar até 25 kW de energia, independentemente da marcha.
Além de tudo isso, o turbocompressor também passou por inovações, justamente para auxiliar o motor em rotações mais baixas e, para isso, utiliza uma nova tecnologia de turbina segmentada com conexão de scroll comutável, que também ajudará a reduzir as emissões.
O resultado de todas essas inovações, segundo Karsten Krebs, chefe do projeto, é um consumo semelhante ao de motores diesel. No caso do CLA, o consumo médio ficará na casa dos 20 km/l, segundo a montadora, estima a montadora. Mas os testes reais e os números oficiais ainda vão demorar um pouco mais para surgir.
O que já temos em mãos são as potências. O M252 chegará ao mercado em três variantes: de 136 cv, 163 cv e 190 cv. E a montadora não nega a possibilidade de termos versões ainda mais potentes no futuro.
Fora isso tudo isso, a Mercedes também deu uma atenção especial ao ruído. A Mercedes aumentou o número de espumas e tampas para reduzir o ruído interno. A montadora também antepara dupla para isolar melhor o habitáculo do compartimento do motor, algo que ela já vem fazendo em seus modelos mais caros.
Está certo que o M252 estreará junto com a terceira geração do CLA. Porém, a Mercedes vai dar prioridade para a versão elétrica e, com isso, só vamos ver o novo motor da marca no final de 2025 ou início de 2026.