Novo Mercedes GLE agora é híbrido com motor diesel e parte dos R$ 729.900
Mercedes trouxe ao Brasil as versões mais básicas do GLE SUV e Cupê, ambos com trem de força híbrido leve de 367 cv
A Mercedes está trazendo os novos GLE cupê e SUV para o Brasil. Além de novidades no design, equipamentos e tecnologia, a linha também será eletrificada, passando a ter um sistema de 48 volts para auxiliar o motor a combustão. Essa é a versão mais básica do GLE, se comparado à linha 2024 vendida em outros mercados, que agrega também versões com motorização híbrida-plug.
Para o Brasil, a versão escolhida é a 450 d 4MATIC, que une o motor a diesel 3.0 de 6 cilindros a um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema de 48 volts. O resultado disso são 367 cv e 76,47 kgfm, 37 cv a mais que a versão anterior.
O ISG é instalado entre o motor e o câmbio e pode auxiliar nas acelerações, retomadas, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e na partida do Start/Stop, deixando seu funcionamento mais suave e “quase imperceptível”, como menciona a Mercedes. O câmbio é sempre automático de 9 marchas e a tração é integral 4MATIC.
Com o novo sistema, o GLE pode ir de 0 a 100 km/h em 5,6 s e atingir 250 km/h de velocidade máxima, de acordo com a Mercedes. Os números de consumo, porém, não foram divulgados, mas podemos esperar uma boa melhora com a adição do sistema híbrido leve.
Se sob o capô o GLE SUV e cupê são idênticos, no visual eles tem suas particularidades — além da óbvia diferença na carroceria, é claro. Na traseira, o cupê traz lanternas maiores e mais arredondadas que o SUV. O desenho interno das duas também é diferente: no primeiro ele é em forma de barras finas, enquanto o segundo têm blocos horizontais.
Já na frente, os DLRs são formados por dois pontos grandes de luz no SUV, enquanto do cupê, são quatro luzes menores e há também uma fina “sobrancelha” na parte superior. A tecnologia dos faróis principais também são diferentes, sendo do tipo LED High-Performance no SUV e LED Multibeam no cupê.
Mas também existem semelhanças. A Mercedes adicionou novos detalhes cromados nas tomadas de ar no para-choque dianteiro, que também teve seu desenho renovado. Na grade, a tradicional barra horizontal que corta o centro também foi mudada ganhando um novo design, sendo dupla no SUV e única no cupê.
Por ter um apelo um pouco mais esportivo, apenas a versão cupê traz o pacote de design AMG Exterior, que inclui grade de diamante, o para-choques dianteiro com acabamentos cromados, painéis laterais e revestimento dos arcos das rodas na cor do veículo, além do para-choques traseiro com difusor. Por outro lado, o SUV é o único capaz de carregar até 7 passageiros, tendo uma terceira fileira com bancos elétricos.
Com essas diferenças, os dois têm dimensões diferentes. Mesmo levando mais passageiros, o SUV é um pouco menor, medindo 4,92 m, contra 4,94 do cupê. O volume do porta-malas é maior no segundo: 655 l contra 630 l. Mas a situação se inverte ao rebaixar os bancos, com o SUV chegando a 2.055 l e o cupê em 1.790.
Por dentro há diferenças no acabamento. O cupê tem como exclusividade os assentos em couro Nappa e detalhes em madeira escura, além de vir com um sistema fechamento das portas servo-assistido eletricamente.
Em matéria de tecnologia, ambos são bem recheados. Eles trazem o novo volante com sensores táteis, usados para controlar o quadro de instrumentos e a central multimídia. Por falar neles, ambas são touchscreen e integradas, cada uma medindo 12,3’’. Quem não gostar da operação pelo volante, pode usar a assistente virtual do sistema MBUX através do comando “Olá Mercedes”. A montadora destaca que o sistema pode controlar a iluminação, som e até explicar funções do veículo, como encontrar o kit de primeiros socorros ou a conectar um smartphone, através do comando “ajuda”.
Para aumentar o conforto e bem-estar no interior do veículo, o GLE tem quatro zonas de ar-condicionado, teto solar panorâmico, sistema keyless go para abertura/fechamento das portas e acionamento do motor sem chave, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, duas portas USB para o banco traseiro e sistema de iluminação ambiente com 64 cores igual ao que existe nos Mercedes-Maybach GLS e Classe S. Mas a cereja do bolo é o sistema de som Burmester Surround Sound, com 13 alto falantes e experiência de áudio imersiva do Dolby Atmos.
O kit de assistentes de direção também é bem completo. O GLE traz assistente de distância ativa, assistente de direção para correção de faixa, leitura de placas e sinais de trânsito, assistente ativo de frenagem, monitor de ponto-cego e detector de pedestrs. Para ajudar nas manobras, além dos sensores de estacionamento, há também uma câmera de 360° com a função de “capô transparente”, que projeta uma imagem da parte inferior do para-choque, ajudando a desviar de obstáculos que estão fora do campo de visão.
Os novos GLE já estão à venda e o preço parte de R$ 729.900 para o modelo SUV e R$ 833.900 para o cupê, ambos na versão 450d 4MATIC.