A Dacia, divisão romena da Renault, divulgou algumas imagens da nova geração de Sandero, Stepway e Logan, mas economizou nos detalhes do sedã compacto. Agora, imagens divulgadas pelo site Dacia Fans mostram o novíssimo sedã compacto em detalhes. E há boas surpresas.
Enquanto a dianteira apenas repete as linhas vistas no Sandero, a traseira tem portas exclusivas e começa a ganhar volume já nas caixas de roda. Os vincos que nascem ali marcam o formato das lanternas, um pouco mais horizontais e menores do que no modelo anterior.
Só não há grande novidade no desenho da traseira. O terceiro volume tem caimento maior, mas os vincos da tampa traseira e até o spoiler integrado são muito parecidos com a geração que está de saída. Só o para-choque, com mais vincos e nicho da placa maior é que consegue dar novos ares.
O interior, sim, estava mantido em segredo. O painel com linhas horizontais podem até ter uma relação com o novo Duster, com quem também compartilha os comandos do ar-condicionado digital. Mas a central multimídia destacada faz a diferença. Ela tem integrado um suporte para celular, que ficará em uma boa posição ao lado da central multimídia. Repete uma estratégia vista nos Volkswagen Gol, Up! e Polo.
Algumas coisas não mudaram: o quadro de instrumentos ainda será analógico mesmo nas versões mais completas e, ainda que o volante tenha vários botões – até mesmo para comandar alguns assistentes autônomos – o som ainda será controlado pelo comando satélite atrás do volante. É possível ver, também, a presença de câmbio manual de seis marchas.
Na segunda fileira de bancos chama atenção a presença de mesinhas de bordo, como em aviões e como havia na saudosa Chevrolet Meriva. O espaço traseiro continua bom, assim como o porta-malas.
Nesta nova geração, o Logan (assim como o Sandero) troca a plataforma B0, que o acompanhava desde 2004, pela CMF-B, do Renault Clio europeu. Agora, tem 4,40 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,50 m de altura e 2,65 m, enquanto a capacidade do porta-malas chega aos 528 litros.
Para o Velho Continente, haverá apenas três opções de motorização (e nenhuma diesel). Nas versões mais baratas, será o 1.0 aspirado de 66 cv, depois há o 1.0 turbo de 91 cv e, por fim, a opção 1.0 turbo de 101 cv movido a gás natural. Enquanto as versões de entrada terão câmbio manual de cinco marchas, as demais podem ser manual seis marchas ou CVT.
Na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) a nova família é representada por dois codinomes: Projetos XJF e XJI. O projeto que prevê a produção local dos novos hatch e sedã, contudo, ainda não foi aprovado pela matriz – que está atrasada, inclusive.