Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Lexus RX está mais ousado e abandona V6 para ficar mais rápido

O modelo teve três das suas quatro novas motorizações reveladas e aposta na eletrificação para voltar ao topo do segmento de luxo

Por João Vitor Ferreira
1 jun 2022, 20h57

A Lexus foi a pioneira no segmento de SUVs de luxo, com o primeiro RX, de 1998. Hoje, 24 anos depois, o modelo chega a sua quinta geração e aposta em uma repaginada visual e no novo trem de força híbrido para voltar aos tempos onde era um dos favoritos do mercado americano.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O tradicional design dos Lexus ainda se faz presente. Mas a dianteira está menos “bicuda” e a grade dianteira está diferente, menor, mais vertical e com elementos em forma de diamante. Quanto aos faróis, estão menos estreitos e têm assinaturas em forma de L.

Na traseira, as lanternas agora são interligadas, como no Lexus UX, e o logo da marca deu lugar ao nome “Lexus”. O para-choque permanece discreto e minimalista.

Lexus RX 2023 raseira
A principal novidade na traseira são as lanternas interligadas (Divulgação/Lexus)

Uma nova geração pede uma nova plataforma. O RX 2023 é feito sobre a GA-K, a mesma dos Lexus ES e NX. De acordo com a montadora, a nova estrutura é mais rígida e traz um centro de gravidade mais baixo. Ela também ajuda a diminuir o peso, tendo uma redução de cerca de quase 90 kg na comparação com a geração anterior.

A nova plataforma também favorece os passageiros, que ganharam um espacinho a mais para as pernas. Isso porque o SUV agora tem entre-eixos de 2,85 m, ganhando 6 cm ao reduzir o balanço traseiro. Mesmo assim, o RX permanece com os 4,89 m de comprimento.

Continua após a publicidade
Lexus RX 2023 tres quartos de costas
A traseira ficou mais curta para que a distância entre-eixos ficasse maior na mesma proporção (Divulgação/Lexus)

Novas motorizações

Para renovar a linha, o Lexus RX tem três novas motorizações, sendo duas delas híbridas. O RX 350, versão mais simples e única puramente a combustão, substitui o motor V6 3.5 por um quatro cilindros de 2.4. A mudança reduziu a potência da versão de entrada em 20 cv, chegando a 279 cv. Por outro lado, ela oferece 43,8 kgfm, quase 7 kgfm a mais de torque que o RX 450 que ele substitui.

Lexus RX 2023 Premium
A nova dianteira tem um design mais vertical se comparado com o modelo anterior (Divulgação/Lexus)

O aumento na força pode ser visto na aceleração. Segundo a marca, essa configuração do Lexus RX chega aos 96 km/h em 7,2 segundos (com tração AWD), sendo 0,7 s mais rápido que a geração passada. O câmbio é automático de oito marchas, sendo o único com opção de tração dianteira ou integral.

Por ser a única variante não eletrificada, ela também é a menos econômica. Seu consumo em regime combinado, de acordo com a montadora, é de apenas 10,2 km/l.

Lexus RX 2023 frontal estrada
O RX 350h, embora seja menos potente que o seu antecessor 450h, tem um tempo de aceleração 0,4 s menor, segundo a montadora (Divulgação/Lexus)

Acima dela está o RX 350h, a mais econômica entre as três versões apresentadas. Ela vêm com um motor é um 2.5 aspirado que tem o auxílio de um sistema híbrido leve de quarta geração, que ajuda o SUV a fazer 14 km/l.

Lexus RX 2023 por do sol
A suspensão traseira multilink tem novo design, que segundo a Lexus “facilita a entrada / deslocamento da suspensão mais consistente durante a aceleração, desaceleração e momentos de direção” (Divulgação/Lexus)

Nesse caso, o desempenho foi sacrificado em prol do consumo. O 350h é o que tem os menores números de potência e desempenho da linha. São 249 cv e 32,2 kgfm, com um tempo de 0 a 96 km/h de 7,4 s, como informado pela Lexus. O câmbio é CVT e a tração é unicamente AWD.

Continua após a publicidade
Lexus RX 2023 visto de cima
(Divulgação/Lexus)

Por último, a versão plug-in e voltada para a esportividade. O RX 500h F Sport Performance, tem o mesmo motor 2.4 turbo da versão de entrada, porém ele recebe auxílio de um motor elétrico traseiro de “alta performance e rápida aceleração”.

O resultado disso são 379 cv de potência combinada, além de 56 kgfm de força, que é distribuída pelo sistema de transmissão DIRECT4, o mais avançado da Lexus até agora. O câmbio é automático com seis marchas.

Porém, em regime misto, ele é menos econômico que a variante intermediária, com consumo médio de 11 km/l. Quanto ao desempenho, o RX 500h F SPORT Performance tem tempo de 0 a 96 km/h de 5,9 s.

Lexus RX 2023 grase detalhe
A grade nas versões de entrada tem design diferente da topo de linha (Divulgação/Lexus)

Essa versão recebe alguns upgrades, como para-choque, grade e rodas de 21’’ esportivas, além de pinças de freio de seis pistões opostos. O interior também fica mais estiloso com os assentos F SPORT, volante e interior com acabamento em couro perfurado, portas com acabamento em camurça, pedais de alumínio e borboletas para troca de marchas.

A marca ainda divulgou que vai lançar uma segunda variante plug-in, a 450h+. Porém ainda não está pronta para falar sobre ela. O que se especula é que ela copie o trem de força do NX 450h+, que tem motor 2.5 e outros três elétricos. No NX, essa configuração gera 306 cv e 60 km de autonomia elétrica.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Interior e tecnologia

Um SUV de luxo que se preze tem que trazer um interior bonito e tecnológico. Para isso, a Lexus apostou trazendo o que eles tem de mais novo, como a nova Lexus Interface, que a marca afirma ser mais avançada que a versão anterior.

Lexus RX 2023 painel interior
Segundo a marca, o interior foi pensado para focar no motorista (Divulgação/Lexus)

Embora não tenha dado muitas explicações sobre o sistema, sabe-se que ele tem navegação em nuvem, atualizações OTA (over the air) e pode ser controlado pela voz. A tela touchscreen padrão, possivelmente, terá 9,8’’, enquanto uma maior de 14’’ é oferecida como opcional, assim como um teto solar panorâmico.

Lexus RX 2023 bancos
(Divulgação/Lexus)

No mais, o RX tem portas que abrem sozinhas, luzes multicoloridas que acendem para dar boas-vindas ao motorista, e alavanca de câmbio minimalista. O SUV será oferecido em seis níveis de acabamento, são eles: Standard, Premium, Premium+, Luxury, F Sport Handling, e F Sport Performance.

Para garantir a segurança, o RX 2023 virá por padrão com o Lexus Safety System+ 3.0, que tem detector de pedestres e motocicletas com novo suporte de interseção, controle de cruzeiro adaptativo por radar com gerenciamento de velocidade em curvas, assistente de estacionamento frontal, traseiro e balizas, além de assistente de direção com alerta de permanência em faixa.

Lexus RX 2023 interior
(Divulgação/Lexus)

O Lexus RX 2023 ainda não tem uma data ou valor definido para o lançamento. No Brasil, sua quarta geração está a venda, mas não há informações se ela será substituída pela próxima ainda em 2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.