Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Kia Sportage é híbrido e tem estreia no Brasil confirmada para julho

SUV médio será vendido no Brasil na versão europeia; Híbrido Niro faz 19 km/l e estreia em agosto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 abr 2022, 17h48 - Publicado em 29 abr 2022, 15h43

O carro é moderno em tudo, mas será lançado com carros antigos. A nova geração do Kia Sportage será lançada em julho, durante o Brazil Classics Kia Show, o maior encontro de carros antigos do país, em Araxá (MG).

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A Kia será a patrocinadora master do evento e decidiu aproveitar a ocasião para lançar a nova geração de um dos seus carros mais vendidos. O encontro de carros antigos de Araxá acontece entre os dias 28 a 31 de julho, semanas antes do São Paulo Motor Experience, o antigo Salão do Automóvel, que não terá a participação da Kia. 

Para não fugir do tema, a Kia prometeu levar exemplares de todas as gerações do Sportage para o evento mineiro.

Sportage_Hybrid
(Divulgação/Kia)

O Kia Sportage será o segundo carro híbrido da marca sul-coreana no Brasil. Assim como o compacto Stonic, o novo Sportage será um híbrido leve.

Seu motor 1.6 T-GDI (turbo com injeção direta) a gasolina tem 180 cv a 5.500 rpm e torque de 27 Kgfm entre 1.500 e 4.500rpm. Ele é acoplado a um câmbio de dupla embreagem DCT com 7 marchas e tem o auxílio de um motor elétrico de 48V.

Sportage_Hybrid
(Divulgação/Kia)

Estabelecida por meio de uma correia dentada ligada ao virabrequim, a força do motor elétrico é útil principalmente para permitir que o motor a gasolina trabalhe com maior tempo de abertura das válvulas de admissão – não apenas o momento mas a duração da abertura é variável. Também permite antecipar o funcionamento do start-stop, desligando o motor antes que o carro pare. 

Console central ganha espaço pela remoção das alavancas de freio e câmbio
Console central ganha espaço pela remoção das alavancas de freio e câmbio (Divulgação/Kia)

As imagens ainda confirmam a importação da versão europeia do Sportage. Conforme antecipado por QUATRO RODAS, ela é fabricada em Žilina, Eslováquia e a principal diferença está no entre-eixos de apenas 2,68 m, 7,6 cm menor que o da versão alongada, fabricada na Coreia do Sul.

Painel do novo Kia Sportage
Painel do novo Kia Sportage (Divulgação/Kia)

Com balanço traseiro também diminuído, o SUV que chegará ao Brasil é 14,6 cm mais curto que o modelo global, com 4,51 m de comprimento.

Kia Niro estreia em agosto

A Kia ainda se adiantou e confirmou para agosto o lançamento do SUV Niro. Este é um híbrido pleno, que combina o motor 1.6 aspirado de 106 cv e 14,6 kgfm e um elétrico de 45 cv e 18 kgfm, totalizando 141 cv. O conjunto está sempre combinado com câmbio de dupla embreagem seis marchas e dupla embreagem; uma marcha a menos que o do Sportage.

Flagrado no Brasil, Niro tem painéis em preto que contrastam com a carroceria
Flagrado no Brasil, Niro tem painéis em preto que contrastam com a carroceria (Lucas França/Quatro Rodas)

Dados obtidos em primeira mão por QUATRO RODAS mostra que, nos testes oficiais, o Niro fez louváveis 19,8 km/l em ciclo urbano e 17,7 km/l em ciclo rodoviário, sempre a gasolina. O modelo já foi flagrado no Brasil sem qualquer camuflagem.

Continua após a publicidade
niro
Nova geração do Kia Niro aposta em design moderno e diversas opções de eletrificação (Divulgação/Kia)

O mérito fica por conta da gestão que o carro faz do par de motores, sempre utilizando o mais eficiente à ocasião. Ao mesmo tempo que promove economia impressionante para um híbrido.

É bem razoável estimar preço do modelo a menos de R$ 200.000, concorrendo ativamente contra outros SUVs médios
É bem razoável estimar preço do modelo a menos de R$ 200.000, concorrendo ativamente contra outros SUVs médios (Divulgação/Kia)

Caso faça sucesso, o Niro ainda poderá receber a versão híbrida plug-in, que utiliza o mesmo motor 1.6 para, junto de um motor elétrico mais robusto, chegar aos 185 cv. Com baterias de 11,1 kWh, é possível rodar até 60 km sem queimar combustível, tendo o condutor 84 cv à disposição nesse regime.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Kia Niro painel
(Divulgação/Kia)

Mais caro de todos, o Niro elétrico chega aos 204 cv e 26,0 kgfm, com 64,8 kWh de baterias e autonomia, em medições preliminares, superior aos 400 km. Unidades elétricas também já estão em testes no Brasil. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.