Novo Kia Picanto ganha espaço sem mudar de tamanho
Com linhas amadurecidas e entre-eixos maior, nova geração do subcompacto é revelada em fotos oficiais
As primeiras imagens oficiais da terceira geração do Kia Picanto foram divulgadas pela marca coreana, antes de sua apresentação ao público marcada para o próximo Salão de Genebra, em março.
O ensaio mostra a versão GT Line, com detalhamento visual mais esportivo, o que realça a intenção da marca em dar ao subcompacto um design mais firme e agressivo.
A grade agora une os faróis, que ganharam contornos afiados. No para-choque dianteiro, houve uma inversão: as linhas das aberturas e molduras dos faróis auxiliares da geração anterior, que sugeriam um sorriso, agora estão viradas para baixo, com cara de mau – compare com a imagem abaixo.
Nas laterais, as caixas de roda agora estão mais definidas e integradas às saias e para-choques, dando a impressão de que a base do carro ficou mais larga. A linha de cintura foi um pouco elevada – antes era na altura das maçanetas, agora chegam perto dos vidros.
Atrás, poucas mudanças: as lanternas passaram do formato em L para uma ferradura, e o para-choque seguiu a receita da dianteira, com elementos mais graves e menos fofinhos.
O comprimento permanece o mesmo (3.595 mm), mas o entre-eixos aumentou cinco centímetros, o que deve gerar mais espaço para pernas. Por fora, é visível que o balanço dianteiro (o espaço entre a extremidade e o eixo) diminuiu, atenuando o aspecto “bicudo” do modelo anterior.
Por dentro, uma barra horizontal prateada divide o painel e marca uma base para a nova central multimídia touchscreen. As saídas de ar ficaram ovaladas, e o ar-condicionado parece ser digital.
A mecânica tende a se manter inalterada na maioria dos mercados, com os motores 1.0 de três cilindros e 12V com potência entre 65 e 80 cv e o 1.2 quatro cilindros de 85 cv. Porém, o atual motor 1.0 turbo de 105 cv (o mesmo do HB20 Turbo) oferecido na Coreia do Sul será substituído pela versão com injeção direta e cerca de 125 cv.
O novo Picanto começa a ser vendido na Europa em junho de 2017. Por enquanto, não há previsão de sua chegada ao Brasil.