Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Jeep Grand Cherokee é híbrido de 375 cv e faz até 24,2 km/l

Nova geração do Grand Cherokee tem sistema híbrido engenhoso com três motores, duas embreagens, câmbio automático e tração 4x4

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 29 set 2021, 14h52 - Publicado em 29 set 2021, 14h36
2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

Meses depois de apresentar o inédito Grand Cherokee L, com três filas de assentos e sete lugares, a Jeep mostra agora a nova geração do tradicional Grand Cherokee, de cinco lugares. E mesmo assim ainda tem novidades: é o primeiro com versão híbrida.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Diz a fabricante que este novo Jeep Grand Cherokee é baseado em uma plataforma inteiramente nova, o que tornou possível a criação de uma versão híbrida plug-in. O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina e seu câmbio automático de oito marchas com dois motores elétricos e uma bateria de 17 kWh e 400V.

Trata-se do mesmo sistema híbrido do Wrangler 4xe, que entrega potência combinada de 375 cv e 65 kgfm de torque máximo. A promessa é de uma autonomia elétrica de 40 km e um consumo de 24,2 km/l. E tem uma estratégia própria para conseguir isso. 

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

Um dos motores elétricos é, na verdade, um motor gerador de alta tensão com refrigeração líquida que substitui o alternador e o motor de partida e é conectado à polia do virabrequim por uma correia. O outro motor elétrico é mais potente (tem cerca de 145 cv) e é capaz de impulsionar o veículo sozinho. Até aí, não é tão diferente de outros híbridos.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

A grande diferença é que o motor elétrico maior está posicionado entre o motor a gasolina e o câmbio automático de oito marchas, onde estaria o conversor de torque. Como o motor 2.0 pode funcionar apenas como gerador, há uma embreagem para desconectá-lo do motor elétrico mais forte, que neste modo de funcionamento torna-se responsável por impulsionar o SUV.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep
Continua após a publicidade

Também é incomum o motor elétrico ter sua força gerenciada pelo câmbio automático. Há, inclusive, outra embreagem entre o motor elétrico e o câmbio, para “melhorar a dirigibilidade e eficiência”. Com isso, o sistema de tração 4×4 pode ter a mesma arquitetura das versões a gasolina. O impulso do motor 2.0 às rodas só é fundamental a partir dos 135 km/h, até lá o motor elétrico pode dar conta sozinho.

Nos Compass e Renegade 4xe, que estreiam no Brasil antes que o ano acabe, o impulso dos motores elétricos é exclusivo do eixo traseiro e, assim, forma a tração 4×4.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

O Jeep Grand Cherokee 4xe estará disponível nos Estados Unidos nas versões Trailhawk, Limited, Overland, Summit e Summit Reserve. Na Trailhawk o sistema de tração é o Quadra-Drive II 4×4, com caixa de transferência de duas velocidades e reduzida.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

Também tem diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente e diferentes modos de funcionamento  (Auto, Sport, rocha, neve e lama/areia) e assistente de subida e descida. A suspensão pneumática Quadra-lift padrão permite alcançar distância livre do solo de até 27,8 cm, podendo ultrapassar veios d´agua com até 61 cm de profundidade.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

Nos Estados Unidos, o novo Jeep Grand Cherokee também estará disponível com o motor V6 3.6 Pentastar com 289 cv e 36 kgfm e o V8 5.7 Hemi de 352 cv e 53,9 kgfm.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

Seguindo o Grand Cherokee L, a versão de cinco lugares tem novo painel com um par de telas de 10,1 polegadas, uma para a central multimídia e outra para o quadro de instrumentos, além de uma tela de 10,25 polegadas exclusiva para o entretenimento do passageiro dianteiro. Para a segunda fila, há outras duas telas com Amazon Fire TV embutido.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
Divulgação/Jeep

A central Uconnect 5 também tem integração com Alexa, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação por satélite e hotspot 4G para até oito dispositivos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749

Continua após a publicidade

Publicidade